TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Ensaios: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

Acesse o link http://www.flip3d.com.br/web/temp_site/edicao-1150.pdf, da Revista Comunicação Empresarial, edição 85, na seção Entrevista (pg. 8), onde Gary Grates falará sobre “O perigo do ‘falso positivo’”, e a partir da leitura atenta dessa entrevista, responda as questões que seguem:

PERGUNTAS

1- A partir de uma leitura atenciosa do artigo/entrevista “O perigo do ‘falso positivo’”, explique de forma fundamentada, em um texto de 10 a 15 linhas, qual modelo de comunicação pode ser identificado na situação apresentada no artigo. Utilize-se de teorias sobre o assunto e de fragmentos do próprio artigo para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos)

Resposta 1 - Modelo sociológico. Percebe-se que a comunicação em que se baseia corresponde a um modelo em que tanto os elementos básicos quanto às pessoas, meio em que estão, suas bagagens de conhecimento, experiência, etc., são consideradas. Isso fica evidenciado nas partes onde o entrevistado fala: “Os comunicadores devem estar atentos e sintonizados com as pessoas e organizações e seus respectivos comportamentos” e “Organizações que compreendem a visão de mundo de seus funcionários e ajustam sua comunicação para eles consequentemente obtêm uma maior taxa de engajamentos.”. Esses trechos demonstram como o entrevistado considera o comportamento e experiências humanas como determinantes na comunicação e como os gestor precisam estar atento e receptivo à particularidades sócio-culturais das pessoas individualmente e à particularidades de determinados grupos sociais para assim conduzir de forma mais eficiente a comunicação.

2- Considerando as falhas no processo de comunicação mencionadas no artigo/entrevista, descreva, em um texto de 08 a 12 linhas, quais as principais barreiras de comunicação possíveis de serem observadas, justificando sua indicação a partir da descrição do problema. (2,0 pontos)

Resposta 2 - Diferenças de percepção, quando os gestores da empresa em “crise” não percebem bons índices de satisfação na organização como um possível receio de seus colaboradores em transmitir um feedback negativo do seu ambiente de trabalho e quando não compreende a visão de mundo de seus colaboradores, não conseguindo adequar-se e comunicar-se consistentemente. Gestor com falta capacidade de ouvir e absorver informações seletivamente, não compreendendo de fato os problemas e possivelmente retransmitindo as informações de forma ineficiente. Reações emocionais, quando os comunicadores deixam a razão de lado, perdem capacidade analítica e atentam mais aos que pessoas dizem e menos ao que fazem.

3- Em um texto de 15 a 20 linhas, faça uma análise do processo de comunicação interna relatado por Gary Gates, considerando aspectos referentes a sua realização e relação com a proposta de comunicação integrada. (2,5 pontos)

Resposta 3 - Encontramos propostas condizentes com comunicação integrada quando da sugestão do autor ao gestor sempre estar em contato com todas as áreas-chave da organização, relacionar-se com pessoas de toda a empresa. Com o comentário sobre os gestores de comunicação realizarem discussões com seus grupos para assim identificar perspectivas e opiniões para verificar a consistência de dados de desempenho da empresa, o autor considera o público interno como número um e vital para a organização. Essas práticas podem auxiliar os gestores de comunicação à articularem as mais diversas áreas da empresa para trabalharem de forma organizada, em um planejamento conjunto em que todos os envolvidos diretamente e indiretamente auxiliem-se na tomada de decisões e estratégias e execução. Obtendo um alinhamento entre um engajado público interno, tendo consciência das tendências de mercado e informações resultantes de pesquisas e experiências, o marketing e campanhas institucionais terão muito mais efetividade. Com um esforço coletivo aliado à boa gestão, a comunicação externa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com