TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Exames: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

INTRODUÇÃO 4

1 DESENVOLVIMENTO 5

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

Conforme estudamos nas cadeiras de Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Ética, Política e Sociedade, Economia, Processos Administrativos e Modelos de Gestão, fiz um estudo de caso na franquia Água Doce Cachaçaria de Maringá, identificando os pontos fortes e pontos fracos de uma franquia e também as dificuldades de um jovem empreendedor em abrir o seu próprio negócio.

.

1 DESENVOLVIMENTO

As vantagens de uma franquia é trabalhar com uma marca conhecida no mercado e boa reputação tendo aumento nas chances de sucesso, existência de um plano de negócios, maior garantia de mercado, melhor planejamento dos custos de instalação, economia de escala, independência jurídica e financeira e por último a possibilidade de pesquisa e desenvolvimento.

As desvantagens identificadas no sistema de franquias são a pouca flexibilidade oferecida, risco de ocorrência de falhas no sistema e localização forçada.

A gestão de pessoas era extremamente simples, pois na época da abertura do negócio, trabalhavam somente Roberto, sua esposa, cinco garçons e dois cozinheiros, sendo que Roberto e sua esposa alternavam suas atividades nas funções de caixa, cozinha e atendimento ao público.

Em relação aos processos administrativos, o ponto forte da Cachaçaria Maringá é o atendimento ao público, que no início do negócio era feito diretamente pelo proprietário. Quando foi inaugurada a Cachaçaria era novidade em Maringá, atraindo o público da cidade para o estabelecimento, mas passados seis meses o fator novidade caiu por terra pois a Cachaçaria não oferecia novos atrativos aos seus clientes o que demonstrou a inexperiência do franqueado e também do franqueador.

Para virar o jogo e atrair novos clientes, a Cachaçaria passou a oferecer música ao vivo aos seus clientes e com isto criou um ambiente intimista que caiu no gosto e conquistou um público cativo.

Sobre Ética, Política e Sociedade, Roberto se destaca pois desde a fundação de sua franquia, soube trabalhar com honestidade, caráter e transparência.

Desde o início Roberto sofreu com a falta destes conceitos por parte de seus possíveis parceiros de negócio, como por exemplo a Coca-Cola, que o discriminou pela idade e falta de experiência, não fornecendo seus produtos nem com pagamento à vista.

Por outro lado, a Pepsi viu em Roberto um cliente em potencial e um parceiro de negócios, dando a ele um tratamento diferenciado e provando que as grandes empresas podem sim ter Ética, Política e Sociedade.

Na área de comportamento organizacional, Roberto passou por momentos difíceis dentro de sua Empresa e soube se posicionar diante da sua maior crise que aconteceu no ano de 1996.

No caso de Roberto, o aprendizado dentro de uma rede de franquia ocorreu no dia-a-dia, na falta de experiência, errando e acertando tendo que aprender na pele como administrar o seu próprio negócio.

O empresário lançou uma promoção de sucesso chamada “ cerveja por hora: beba quantas conseguir “ que consistia na venda de cervejas por hora e não por garrafas durante o happy hour.

Com isto, o movimento aumentou cerca de 25% no mês seguinte a promoção, principalmente de jovens.

Logo a seguir lançou uma nova campanha que consistia em usar colunas sociais na mídia impressa para apresentar a Cachaçaria a clientes das classes médias e mais abastadas de Maringá que acompanhavam e figuravam as colunas sociais.

No ano de 1997 o crescimento da Cachaçaria era visível, mas Roberto almejava vôos mais altos, pois o espaço físico estava ficando pequeno e a demanda de clientes sinalizava um aumento de estrutura física de no mínimo 100%.

Nos anos seguintes, a Cachaçaria continuou crescendo e hoje Roberto continua inovando seu negócio oferecendo shows fechados ao vivo, atendimento com excelência e o faturamento crescendo a cada mês.

Além disso atualmente Roberto gera muito mais empregos e sua Cachaçaria tornou-se referência de bar na cidade e também entre os franqueados pelas suas ações inovadoras.

Isto tudo demonstra que Roberto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com