TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Exames: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1. Introdução 03

2. O que é gestão ambiental 04

3. Meio ambiente e a Empresa 04

4. Responsabilidade pós consumo 04

5. Legislação Brasileira e a responsabilidade Social das Empresas 05

6. Política Nacional do Meio Ambiente 06

7. Responsabilidade Social e Ambiental 06

8. Conclusão 08

9. Bibliografia 09

Introdução

Para que a gestão de tecnologia funcione na empresa dentro do parâmetro meio ambiente é preciso ter conhecimento para garantir o uso racional dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade. È preciso planejar, desenvolver e executar projetos que visam à preservação do meio ambiente, como programas de reciclagem e de educação ambiental, analisar a poluição industrial do solo, da água e do ar e a exploração de recursos naturais e, com base nos dados coletados, elaborar estratégias para minimizar o impacto causado pelas atividades humanas. Este tipo de visão deve ser utilizado no setor público ou privado e nas áreas urbanas, rurais ou industriais e até mesmo por cada cidadão.

O que é Gestão Ambiental

Gestão ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas não agridam o meio ambiente.

A gestão ambiental ou gestão de recursos ambientais é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.

Meio Ambiente e Empresa

A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções eindenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa. Um exemplo prático de políticas para a inserção da gestão ambiental em empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade pós-consumo.

Responsabilidade pós consumo

Responsabilidade pós-consumo é um termo amplo e recorrente em políticas de gestão ambiental de resíduos. De modo geral, pode-se defini-lo como a responsabilidade do fabricante/importador de arcar com o ônus da gestão ambiental de seu produto em caso de, após ser consumido, não poder ser destinado ao lixo comum. Esse conceito, embora com algumas variações, já é mundialmente aplicado – em muitos casos somente em termos de legislação para produtos como pneus e baterias. A responsabilidade pós-consumo implica: assegurar que os produtos lançados no mercado, após seu uso e recolhimento, sejam reutilizados, reciclados, recuperados ou eliminados de maneira ambientalmente adequada e difundir entre os consumidores os sistemas de recoleta. A responsabilidade pós-consumo deve envolver vários atores além dos fabricantes, dentre eles: os comerciantes e distribuidores, a comunidade em geral, os meios de comunicação e estabelecimentos de educacionais, os governos locais etc.

A Legislação Brasileira e a Responsabilidade Social das Empresas

A responsabilidade da empresa com o Meio Ambiente tem o comprometimento com a melhoria da qualidade do ambiente no qual está inserida. E isso implica em educação, conscientização e comprometimento com o tema no micro e macro ambiente do qual a empresa faz parte; apoio a iniciativas e práticas ambientais sustentáveis, assim como suporte a projetos de pesquisa, gerenciamento do impacto e do ciclo de vida de produtos/serviços; minimização do impacto ambiental com planejamento e monitoramento eficiente dos resíduos de produção. Nesse sentido, a inclusão do desenvolvimento sustentável na visão estratégica dos negócios e a produção e transferência de tecnologias das práticas ambientalmente sustentáveis são essenciais para que as empresas se consolidem e permaneçam no mercado, já que a coletividade demanda mudanças e exige cada vez mais a melhora da qualidade de vida da atual e futuras gerações. Esta forma de pensar conformará a consciência e o conceito de compra do consumidor do futuro e, também por isso, as empresas deverão compreender sua função, que ultrapassará o simples cumprimento da legislação ambiental.

Politica Nacional do Meio Ambiente

Lei n.º 6.938/81 - Institui a Política

Nacional do Meio Ambiente (PNMA)

A Lei institui a Política Nacional do Meio Ambiente e a conceitua como “o conjunto de condições, Leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com