TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Trabalho Universitário: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 4

O projeto...

A cada dia mais o mundo passa por grandes transformações, e sem dúvidas as organizações sofrem grandes impactos em prol de mudanças. Mudanças para aperfeiçoamento, aprendizagem, capacitação, treinamento, tecnologia, planejamento, organização, direção, controle, enfim inúmeras peculiaridades de desempenhos e resultados. E com isso, a aplicação dos processos gerenciais faz toda a diferença

Tendo como estrutura então esta aplicação de conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio. E também como objetivo, analisar e avaliar o mercado, definindo as estratégias de gerenciamento e a administração dos recursos materiais e financeiros de micro, pequenas e médias empresas.

Há competências e processos gerencias, a saber, respectivamente: o famoso CHÁ – conhecimento, habilidades e atitudes, ou seja, saber, saber fazer e fazer, e o outro é:

planejamento, organização, direção e controle. Ferramentas essas que levam as organizações ao sucesso desde que utilizadas de formas corretas, viáveis e estruturadas. A utilização adequada agrega valor tanto profissional quanto pessoal dos colaboradores.

O planejamento é à base do processo gerencial, devendo conter o nível institucional, intermediário e operacional, além de definir os objetivos, missão, visão, valor e implementação dos planos de ação necessários.

Nosso mundo é um mundo de organizações (ETZIONI, 1980). Nascemos, vivemos e morremos em organizações. Isso implica em dizer que, de uma forma de outra, praticamos e sofremos as ações gerenciais, uma vez que as organizações são o locus da administração. Mas o que faz a administração funcionar é o processo gerencial.

A literatura técnica (aquela que ensina a fazer) e a científica (aquela que demonstra fatos e fenômenos do universo organizacional) mostram que a Administração é um processo (STONER e FREEMAN, 1999; MAXIMIANO, 2000; CHIAVENATO, 1999; BATEMAN e SNELL, 1998). Entende-se por processo todo seqüenciamento lógico do tipo início, meio e fim que gera, como resultado, um determinado produto. Essa constatação obriga a fazer o seguinte questionamento: se administração é um processo e um processo é um seqüenciamento lógico, ou seja, processo é uma sequência de etapas, quais são as etapas do processo de administrar? A literatura é praticamente unânime: planejar, organizar, dirigir e controlar, nesta sequencia (MEGGINSON, MOSLEY e PIETRI JUNIOR, 1998; DAFT, 1999; CHIAVENATO, 1994; LACOMBE e HEILBORN, 2003).

Para ser exato, toda organização, o que inclui todas as unidades universitárias, são sistemas especializados em produzir alguma coisa para suprir as necessidades do ambiente. O que precisa ser compreendido é o seguinte, para que se possa entender o como fazer: a organização tem que fazer, produzir, o que o ambiente quer. Para isso, o próprio ambiente lhe oferece o que for necessário, mas em compensação exige que os produtos e serviços de que precisa estejam em conformidade com as suas exigências. O que a justiça faz? Ela capta

os recursos do ambiente e planeja, organiza, dirige e controla o seu uso para que, ao final desse processo, os produtos que se comprometeu a produzir estejam em conformidade com o que o ambiente quer. É isso o que a Figura 01 mostra de forma simplificada.

Autores

Edward Burnett Tylor (Londres, 2 de outubro de 1832 — Wellington, 2 de janeiro de 1917) foi um antropólogo britânico1 . Era irmão do geólogo Alfred Tylor. Tylor filia-se à escola antropológica do evolucionismo social. Considerado o pai do conceito moderno de cultura2 , Tylor vê, porém, a cultura humana como única, pois defende que os diferentes povos sofreriam convergência de suas práticas culturais ao longo de seu desenvolvimento, ideia que não é consenso hoje em dia. Sua principal obra é Primitive Culture (1871).

Tylor é considerado um representante do evolucionismo social. Em seus trabalhos Cultura primitiva e Antropologia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com