TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Casos: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

1. Introdução 1

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”. 2

2.1 Sinopse do Filme Amor Sem Escalas 3

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração. 5

3. Conclusão 6

4. Referências Bibliográficas 7

1. Introdução

O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a importância da ética na administração. No decorrer do trabalho veremos quão grande é a importância de o administrador agir com ética para transmitir seus pensamentos, de forma clara e inteligente para que todos possam entender o seu recado com coerência.

Para uma boa administração, é necessário que a ética esteja presente em todas as nossas atitudes como profissional. Há uma grande importância em conhecer a ética na administração, pois é através dela que agiremos de forma coerente. Além do modo ético de agir, devemos conhecer as formas não éticas de agir nas organizações, como, de resto, na vida em geral.

Você pode fazer afirmações que não são verdadeiras, superestimar ou subestimar circunstâncias e situações, reter informações que deveriam ser compartilhadas, sonegar impostos e burlar leis, distorcer fatos em seu interesse, contar meias-verdades que redundam em mentiras dissimuladas com aparência de verdade.

O papel da ética no cotidiano é de suma importância, pois é na ética que baseamos as ações a serem tomadas, antes e depois de cada situação, como por exemplo, julgar uma ação errada por parte de um colaborador e o que fazer com o mesmo após o julgamento da ação.

Portanto veremos que conhecer a ética serve de fundamento básico para um administrador ter total êxito no âmbito profissional.

Esse trabalho esta focado na Ética e Administração, com referência no filme:

Amor Sem Escalas - Título original: Up in the air. Duração: 109 minutos (1 hora e 49 minutos), Gênero: comédia/drama. Direção: Jason Reitman, Ano: 2010. País de origem: EUA

Seus Personagens Principais São: Ryan Binghan: George Clooney (Personagem principal), Natalie Kenner: Anna Kendrinck (Personagem Principal), Alex Goran: Vera Farmiga (Namorada de Ryan), Direção: Jason Reitman.

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.

O momento econômico em que transcorre a trama deixa transparecer a necessidade de reformulação de diretrizes estratégicas da organização. Na intenção de ajustar a atividade exercida pela empresa a níveis de custos mais adequados ao cenário econômico atual, bem como lançar mão de avanços tecnológicos na padronização do processo demissionário, a direção traça novos rumos, redefinindo completamente sua atitude, transformando definitivamente sua mão de obra em seres sem emoção ou consideração pelas pessoas envolvidas.

Com a estratégia redesenhada, a empresa justifica a atitude com vistas a ampliar o alcance de sua efetividade sem que se tenha dimensionado adequadamente as ameaças desse redirecionamento, bem como não levando em consideração o conhecimento adquirido pelos seus funcionários nesse exercício ao longo de anos. Vislumbrando ótima oportunidade negocial, implanta a nova sistemática com foco em custos, buscando melhor desempenho econômico.

Se voltarmos nosso olhar para o fato de que, se houve uma análise preliminar a respeito da estratégia adotada e suas consequências, a mesma foi mal formulada ou seus efeitos indevidamente dimensionados, observamos que os fatores socioculturais foram renegados em relação aos fatores tecnológicos, políticos e econômicos (análise PEST) e impactaram consideravelmente numa provável análise SWOT, visto que os pontos críticos da análise não são levados em consideração pela direção da empresa, quando ressaltados pelo personagem de Clonney.

Ao aumentar o abismo interpessoal de sua atividade, alterando o procedimento de conduta de seus funcionários através da alteração de suas diretrizes estratégicas, a direção amplia o impacto de suas decisões também para os princípios que norteiam a missão da empresa, sua visão de mercado e valores, anulando seu compromisso com o bem estar das pessoas envolvidas, sua sobrevivência em longo prazo e análise mais aprofundada das variáveis apresentadas por seu funcionário de maior destaque que poderiam impactar negativamente a imagem da empresa, bem como dos fatores ambientais envolvidos.

Não é evidenciado se a empresa possui concorrentes em seu ramo de atividade. Contudo, deve ser enaltecida a necessidade da análise do ambiente macro e do ambiente setorial na formação da estratégia a ser implantada, a fim de evitar a adoção de medidas corretivas da postura organizacional por conta do surgimento, projeção ou alteração da participação no mercado por parte da concorrência ou despreparo estratégico quando da incidência das diversas variáveis que podem estar associadas à atividade ou negócio. Ao se levar em consideração as inúmeras variáveis envolvidas, a organização aproxima-se de seu objetivo, minimizando a possibilidade da perda de foco ou a indesejada “miopia estratégica”, podendo atingir o colapso empresarial.

2.1 Sinopse do Filme Amor Sem Escalas

O filme retrata a história de um homem, especialista em demissões coorporativas, contratado pelas grandes corporações para desligar o pessoal e também mostrar a eles, como uma forma de consolo, que o mundo não acabou e existem grandes opções para melhorar o futuro. Para obter resultados é necessário o envolvimento de todos os colaboradores e, para isto, adotar uma filosofia de trabalho e um conjunto de práticas consistentes de planejamento, recrutamento e seleção pessoal é o primeiro passo a ser dado.

No filme podemos perceber claramente a importância de se praticar bem a comunicação, tendo como resultado a mudança no comportamento dos funcionários. Como no exemplo, onde os funcionários demitidos assistiam a palestras. Nestas, Ryan Bingham dá a entender que a demissão pode ser algo positivo. Vale nesse momento abrirmos um parêntese. Podemos usar a comunicação de uma maneira, onde se possa demonstra o lado positivo, mesmo em situações difíceis como esta.

Com uma boa Comunicação, ele consegue mudar o comportamento dos demitidos, fazendo com que o desespero natural, fosse substituído por um sentimento de otimismo. Assim percebemos que para a Organização é importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com