TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Dissertações: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 8

http://iempresas.blogspot.com.br/2005/02/controle-da-acao-empresarial.html ACESSO EM :08\09\2013

http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/cotidiano/controle-interno-nas-empresas-relevancia-e-aplicacoes/32410/

http://admabrangente.blogspot.com.br/2011/07/processo-administrativo-organizacao.html

Introdução

Para o administrador, planejar torna-se obrigatório, pois terá que apresentar soluções viáveis para alcançar objetivos comuns. No conteúdo a seguir apresentaremos as formas de planejamento estratégico, tático e operacional que explicará seus níveis e processos de uma forma mais detalhada, deixando assim, muito claro que uma das principais funções de um administrador dentro do processo administrativo é realizar planejamentos.

Etapa 4 – Processo Administrativo: as funções administrativas – teoria e prática

A administração hoje é a única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações. Não se restringe aos limites ou a fronteiras nacionais.

O centro de nossa sociedade e de nossa economia também não é mais a tecnologia, nem a informação, nem a produtividade. O foco central está na organização, a organização administrada que maneja a tecnologia, a informação e a produtividade. A organização é a maneira pela qual a sociedade consegue que as coisas sejam feitas. E a Administração é a ferramenta, a função ou o instrumento que torna as organizações capazes de gerar resultados e produzir o desenvolvimento.

A “Administração transforma a contribuição das várias ciências em parte de nossa vida cotidiana” Embora qualquer atividade prática envolva tanto ‘decidir’ quanto ‘fazer‘, não tem sido comum reconhecer que uma teoria da Administração deva se preocupar tanto com os processos de decisão quanto com os processos de ação. Esse desprezo talvez se baseie na noção de que a tomada de decisão está confinada à formulação da política global. Ao contrário, o processo de decisão não termina quando o propósito geral da organização

tiver sido determinado. A tarefa de decidir permeia a organização administrativa como um todo, praticamente com a mesma intensidade da tarefa de fazer. Na verdade ela está

intimamente integrada com a última. Uma teoria geral de Administração deve incluir princípios de organização e um processo correto de tomada de decisões e claro de ações eficazes.

Consiste como base a organização e seus tipos. Esse estudo nos dias de hoje nas organizações públicas, privadas, não

governamentais e outras, visam basicamente evitar o desperdício de tempo na realização das operações; perdas financeiras do tipo ações, investimentos de curto e longo prazo; falências e etc. As necessidades e aspectos da administração nos funções gerenciais em qualquer nível da organização devem ter como característica ações complementares; orientação para atingir metas organizacionais; relacionamento das pessoas; força coordenada; trabalho em equipe; integração de conhecimentos e habilidades, processo administrativo sistematizado; esforço criativo e revitalizado; dinâmica organizacional e intangibilidade.

Atividades básicas imputadas ao administrador para alcançar os resultados esperados

pelas organizações correspondem ao planejamento, organização, comando, coordenação e

o controle com direção da organização estruturando as políticas e estratégias básicas. Neste caso o Tático, gerência de departamento ou setor determina que tipos de produtos e serviços vão ao mercado, e o Operacional, que é responsável pela produção de bens ou serviços (gerentes de vendas, chefes de seções , supervisores...).

Demonstram às destrezas específicas para transformar conhecimento em ação, que resulte

no desempenho desejado para o alcance dos objetivos da organização.

Na eficiência e eficácia organizacional, aquilo que é feito está relacionado com a eficiência (ação) e aquilo que é alcançado se refere à eficácia (resultado).

Já na administração e o Gerenciamento podemos definir um gerente como alguém que se esforça para alcançar objetivos quantificáveis, relacionados às finalidades do subsistema e um administrador como aquele que se esforça para atingir objetivos não quantificáveis, indepenefeito final de sua consecução. Algumas características gerenciais consistem em Líderes, que administram as atividades e inovam suas realizações, dão suporte às pessoas, desenvolvem as pessoas, confiam nos controles Inspiram confiança, perspectivas de curto prazo, perspectivas de longo prazo, aceitam a situação, desafiam a situação, perguntam quando e como, centram-se nos sistemas e estruturas, centram-se nas pessoas e hoje o que podemos dizer, é que o gerente do futuro vai procurar a mudança, observar as realidades externas, promover treinamento, eliminar o medo, criar especialização, visão, negociação para solucionar problemas, valorizar as diferenças, administrar com participação, desenvolver o poder das equipes, buscar a qualidade, multifuncional idade de sua equipe.

Já os conceitos e desafios das organizações afetam fortemente cada aspecto da existência

humana: nascimento, crescimento, desenvolvimento, educação, trabalho, relacionamento

social, saúde, e mesmo a morte. A Teoria da organização e a teoria da administração são

conceitos proximamente relacionados.

As organizações, em lugar de administradores/gerentes, vão necessitar mais de facilitadores, orientadores/instrutores e mentores. Entretanto, utilizando-se de administradores, gerentes, coordenadores ou técnicos, as organizações terão de realizar atividades de planejamento, organização (estruturação), direção, controle e coordenação.

O ambiente geral das organizações pode ser visto como constituído de forças indiretas do

ambiente externo. As forças indiretas do ambiente externo podem afetar os administradores

porque influenciam o clima onde a organização atua. Estas forças são o ambiente econômico, o ambiente tecnológico,

o ambiente sócio-cultural, o ambiente político-legal e o ambiente internacional.

É uma necessidade em todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com