TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer II - Gestão Comercial Implantação SGA

Por:   •  18/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório Parcial referente à proposta de viabilidade de implantação do sistema de gestão ambiental (SGA)

SUMÁRIO:

1. Resumo....................................................................................................... 4

2. Introdução.................................................................................................... 4

3. A empresa................................................................................................... 5

4. Produtos/Serviços....................................................................................... 6

5. Politica Ambiental........................................................................................ 7

6. Principais Clientes........................................................................................ 8

7. Sondagem Ambiental.................................................................................... 8

8. Resultados Alcançados................................................................................. 9

9. Considerações Finais................................................................................... 9

10. Referências Bibliográficas............................................................................ 10

1 .Resumo

A confecção desse relatório tem como objetivo apresentar a primeira etapa da pesquisa que mostrará a possibilidade de implantar um projeto experimental de planejamento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na Empresa Saraçai, Andréia M. C. C. Siqueira Ltda – ME. Será feito um breve relato da empresa, produtos e sua política ambiental e a pesquisa será embaçada nos conhecimentos e habilidades adquiridos através do estudo das disciplinas norteadoras, utilização das ferramentas ensinadas nas vídeo-aulas, nos livros indicados que norteia e auxilia a elaboração de um eficiente trabalho. A partir dos levantamentos projetar uma implantação com menores riscos de insucesso do sistema de gestão ambiental e melhoramentos na empresa.

2. Introdução

Nos últimos anos a preocupação mundial com uma alimentação saudável vem aumentando significativamente. Com a invasão industrial e comercial dos fast-food’s trouxe para a população uma geração de obesidade e problemas de saúde relacionados diretamente com alimentação inadequada. A OMS (Organização Mundial de Saúde) iniciou uma longa jornada em prol de mudar os maus hábitos alimentares da população incentivando o consumo de alimentos saudáveis.

No Brasil, país de muitos recursos naturais, variedade de frutas, leguminosas, folhas, dentre outros alimentos saudáveis, empresas começaram a pensar em oferecer esses alimentos de forma mais acessível e prontos para o consumo. Um desses alimentos que teve uma grande aceitação no mercado é o fruto AÇAI, que além de ter várias propriedades que favorece a saúde, também se torna saboroso com a adição do guaraná em sua composição.

A empresa Andréia M.C.C.Siqueira LTDA – ME, tem o nome fantasia SARAÇAI, atua no ramo alimentício oferecendo variedades de produtos contendo o fruto açaí. Para esse ramo de atuação, como em qualquer outro, é importante pensarmos de maneira sustentável e com responsabilidade ambiental, por isso ter um sistema de gestão ambiental para trabalhar com alimentos que apesar de biodegradável, utiliza embalagens que são em sua maioria de plástico, vidro, alumínio, papel e agride o meio ambiente. Enfim, adequar a utilização dos materiais descartáveis, sua separação e destinação do lixo e conscientização das pessoas são os desafios.

3. A empresa - Saraçai

A empresa Andréia M.C.C.Siqueira Ltda – ME, situada na cidade de Contagem/MG, na rua Padre José Maria de Man, 753, Monte Castelo, que tem como nome comercial SARAÇAI, nome escolhido em homenagem ao nome da sua filha SARA e com o fruto AÇAI que é o produto principal. O casal Andréia Siqueira - empresária e Rodrigo Siqueira – empresário iniciaram esse negócio em 2014 para complementar a renda já que possuíam uma loja de lingerie e também uma empresa de representação de câmaras frigoríficas. A Saraçai tem como OBJETIVO: Atender a região com o fornecimento do produto bastante consumido pela população local. MISSÃO: Oferecer o melhor açai da região, ter o cliente 100% satisfeito, sua VISÃO: Ser referencia em açaí na região. VALORES: Amor à Deus, Respeito, Honestidade. PRINCÍPIOS: Ética, Responsabilidade e Confiabilidade.

Quadro demonstrativos das Forças e Fraquezas, Oportunidade e Ameaças:

FORÇAS FRAQUEZAS

Grande demanda pelo produto Não buscar novos produtos

Variedade de produtos Dificuldade de reposição

Bom Ponto comercial Risco de assaltos

Donos atendentes Dificuldade de ampliação

OPORTUNIDADE AMEAÇAS

Atendimento até 0h Risco de Segurança

Atendimento Delivere Aumento desordenado da demanda

Não tem concorrência no bairro Risco de surgir concorrência

Abertura de filiais Situação Econômica

. Fonte: Entrevista com Sócia Proprietária Andréia

4. Produtos/Serviços

Tem como principal produto o creme de açaí e suas variações: vitamina, suco, sorvete, picolé. E também, vários sabores de sorvetes, picolés, vitaminas e suco. Para complementar oferece salgados e tortas.

Os principais fornecedores (açaí, frutas congeladas, polpas, sorvetes e picolés) entregam os produtos na empresa, demais produtos são adquiridos no CEASA-Contagem semanalmente.

Equipamentos:

• 2 freezer horizontal destinados aos sorvetes, picolés e açaí.

• 1 freezer horizontal destinado a armazenamento e recebimento de novas remessas de produtos. Mais 1 freezer horizontal intermediário para armazenagem de produtos em utilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com