TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar

Por:   •  8/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

1º BIMESTRE / 3º SEMESTRE

            PROJETO DE MARKETING - SUPERMERCADO COMPRE BEM    

 PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING III

                                           

                                       UNIDADE CAMPO LIMPO - SP

                                                        SÃO PAULO/SP

2015

Projeto de Marketing - Supermercado Compre Bem:  Pesquisa de Mercado para a abertura de uma nova loja

Nesse trabalho, daremos inicio a um ensaio descritivo sobre projetos financeiros para abertura de uma nova filial de Supermercado Compre Bem na cidade de Taboão da Serra SP.

Abordaremos nesta análise diversas técnicas para identificar situações tanto econômicas como sociais. Projetos financeiros,  para administrar sua renda, seus investimentos, seus patrimônios, com o objetivo de tornar realidade seus sonhos, investindo de acordo com o perfil traçado. Através do planejamento é possível identificar as oportunidades e dificuldades de cada uma, definindo antecipadamente estratégias para enfrentar qualquer situação.

 O estudo de avaliação de investimentos refere-se basicamente as decisões de aplicações de capital em projetos que prometem retornos por vários períodos consecutivos. O tema se insere no âmbito da administração financeira em longo prazo, promovendo repercussões importantes sobre o desempenho futuro da empresa e, ainda em termos agregados, sobre o crescimento da economia. 

Uma empresa, em determinado instante, pode ser vista como um conjunto de projetos de investimento em diferentes momentos de execução. O seu objetivo financeiro, ao avaliar alternativas de investimento, o de maximizar a contribuição marginal desses recursos de capital, promovendo o incremento de sua riqueza líquida. Importante ressaltar que o investimento de capital se apresenta geralmente como uma parte (algumas vezes pequena) do processo de tomada de decisões empresariais.

Freqüentemente, objetivos estratégicos se apresentam como fatores decisórios relevantes na seleção de projetos de investimentos. Esta realidade frustra, em diversos momentos, posições mais teóricas de se identificar as melhores alternativas a partir unicamente dos métodos quantitativos de avaliação de investimentos. Outros fatores de importância são também considerados na avaliação, permitindo incorporar um estudo de natureza qualitativa. O segmento de investimento de capital bastante complexo e amplo, envolvendo inúmeros critérios e métodos de análise. O presente trabalho não tem o intuito de abordar todas as suas partes. É recomendável comparar os resultados das análises realizadas das raízes financeiras com aquelas obtidas em anos anteriores, ou com as médias obtidas no mesmo setor industrial ou comercial, pois estes dados poderiam oferecer informação essencial para identificar erros ou irregularidades nos estados financeiros.

 Para estabelecer estes registros pode-se recorrer experiência, aos registros históricos da organização, aos objetivos propostos para o período de estudo e aos indicadores do setor industrial. O especialista sugere utilizar as seguintes raízes financeiras para obter dados relevantes a liquidez, o endividamento, a atividade e o rendimento. A liquidez permite medir a capacidade da empresa para cancelar suas obrigações à curto prazo, caso ocorram problemas neste aspecto poderia envolver problemas na continuidade do negócio.

 Deve-se analisar também a forma com que a empresa utiliza o endividamento, analisando a forma com que os credores participam do financiamento da empresa. Um alto nível de endividamento pode indicar problemas nas operações. Ao analisar a atividade, procura-se medir a eficiência com que uma empresa utiliza seus ativos, considerando a velocidade de recuperação dos valores aplicados aos mesmos, sendo de grande ajuda a análise das contas a cobrar e os inventários. Deve-se analisar o rendimento da empresa para determinar seu nível de efetividade, controlando custos e gastos, e obter dados reais. Alguns indicadores que poderiam apontar a irregularidades são mudanças significativas na margem bruta ou na margem operacional, que poderiam indicar uma supervalorização de ganhos ou subestimação dos gastos. Uma minuciosa análise da informação da empresa e a comparação com dados prévios e similares da indústria proporcionarão aos auditores indícios para identificar erros ou manipulação de informação da organização. Com base nos entendimentos e nas discussões realizadas montamos as seguintes estratégias para o empreendimento.

 Apresentação do projeto de um novo empreendimento, um moderno supermercado situado na Av. Laurita Ortega Mari, 1783 na cidade de Taboão da Serra SP, da agora rede de mercados Compre Bem que desde 2011 vem crescendo e possuem a matriz em São Paulo e algumas filiais no mesmo estado. Levando em consideração os seguintes aspectos, a cidade bastante movimentada por isso despertou o interesse da empresa, visto que uma reação ampla para investir em detalhes para acolher bem os clientes. O projeto foi idealizado a partir da decisão da equipe do grupo Compre Bem que se reuniu para definir a estrutura, projeções financeiras, definir prazos, realizada uma pesquisa de viabilidade econômica para o desenvolvimento desta filial identificando um cenário favorável ou não. A implantação de um novo ponto comercial do Supermercado Compre Bem, além de proporcionar uma visão melhor da organização, traz transformações para a matriz, pelo fato de trazer um panorama voltado para os pontos fortes e fracos da empresa, pelo conhecimento de fatores internos e externos que podem influenciar no desempenho da nova filial.


 Na projeção financeira, serão apresentados números de ações planejadas para a filial, buscando responder quanto tempo será necessário para iniciar o negócio, qual disponibilidade de recursos, de onde virão os recursos para a criação da filial, qual o mínimo de vendas necessárias para o crescimento, qual o volume de vendas para que a empresa torne o mercado atrativo.

Na tentativa de não cometer erros do passado, traçamos um planejamento financeiro para a abertura da filial Supermercado Compre Bem, levando em consideração as oscilações de preços, variabilidade de produtos, implementando ferramentas para controle de estoque, contas a receber e a pagar, caixa e banco, entre outros com essas projeções poderemos garantir que tudo saia da forma mais eficiente possível. O dinheiro a ser retirado na loja da matriz como parte do lucro líquido, para que seja reduzido o custo da utilização de capital de terceiros, como empréstimos bancários. A rentabilidade e a lucratividade estão na projeção financeira, sendo rentabilidade, a divisão do lucro operacional da empresa, e a lucratividade, do lucro operacional, dividido pelo faturamento, um plano financeiro a curto ou longo prazo serve de guia para o futuro da filial, e a projeção das condições atuais para o futuro desconhecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com