TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial III

Por:   •  14/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Belo Horizonte - MG

Lucimar Lourdes Neto Régis – RA: 7820368800 (INDIVIDUAL – 100% ONLINE)

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial III

        [pic 4]

Belo Horizonte

2018


Lucimar Lourdes Neto Régis – RA:  7820368800 (INDIVIDUAL – 100% ONLINE)

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial III

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Graduação da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado ao curso de Tecnologia em Gestão Comercial.

Tutor EaD: Rodrigo Shimasaki

Cidade Belo Horizonte

2018


Sumário[pic 5]

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Levantamento de campo        5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9



1 INTRODUÇÃO

Descobriremos ao longo desta etapa as questões que fazem o consumidor se perguntarem em relação a produtos ambientalmente sustentáveis, sabendo relacionar o preço e suas questões de distribuição. O assunto de sustentabilidade não é novo, porém é cada vez mais cobrado não só por parte das empresas, mas também por seus consumidores que já mostram ter cada vez mais um posicionamento forte, não se limitando somente ao aspecto de conscientização, mas também no quesito burocrático.


2 DESENVOLVIMENTO

 

"Nesse novo cenário, os clientes têm expectativas de interagir com organizações éticas, com boa imagem institucional no mercado e que atuem de forma ecologicamente responsável." (TACHIZAWA, 2012)

É importante estar atento as mudanças, sempre utilizando os recursos naturais de forma inteligente e consciente visando preservar todas as riquezas ambientais que podem estar presentes nas futuras gerações.
Utilizaremos como exemplo um produto de higiene pessoal, porém levaremos para um contexto geral, procurando saber da opinião de consumidores, profissionais de marketing e especialistas na área.

"Atualmente esse conceito se tornou mais abrangente, incorporando outros fatores importantes, como a preservação do meio ambiente, a valorização do colaborador como parte integrante da empresa e a preocupação em criar medidas que assegurem sua qualidade de vida dentro da organização" (TACHIZAWA, 2012)

2.1 Levantamento de campo

Na pesquisa realizada é notável que não são todos os clientes que gostam de comprar produtos online, porém com a tecnologia hoje em dia é bem mais prático e acessível comprar coisas online. Os consumidores sempre buscam saber o site mais confiável para poder investir seu dinheiro, o que não seria diferente com produtos sustentáveis, que tem a fabricação um pouco mais demorada e com processos mais detalhados. Mas ainda não há clareza o suficiente para que o consumidor em si não tenha dúvidas de todo o processo

Alguns dos produtos sustentáveis, ainda mais os que são produzidos em larga escala, costumam ter o custo mais elevado por conta dos métodos de produção utilizados.

O grande fator é: Se o produto for realmente bom e o cliente tiver um bom retorno, logo não vai se importar em gastar um pouco mais, mesmo que não vá usar naquele momento.

Se no momento do lançamento houver uma promoção, por exemplo, as chances do cliente comprar sem realmente precisar são maiores do que em uma situação normal.

É bom ressaltar que mesmo que o consumidor se proponha a pagar mais pelo produto, preços que possam "assustar" ou seja, acima da média, tem o efeito reverso.

A importância dos produtos ecologicamente sustentáveis é bem relevante, na maioria dos entrevistados muitos afirmaram sentir que estão cumprindo um dever com o meio ambiente, preferem por exemplo comprar um leite em que a caixa seja reciclável ou simplesmente levam suas próprias sacolas para o mercado.

 

"Produtos recicláveis, que contêm selos ambientais, são valorizados pelos consumidores brasileiros, que acreditam que as discussões relacionadas a meio ambiente tendem a crescer. Em contraponto, diferenças de preços entre produtos "verdes" e os tradicionais, aliados à falta de informações acerca de atributos sustentáveis são as principais barreiras no momento da compra. É o que demonstra a pesquisa Environment Research, realizada pela Tetra Pak, baseada em respostas de 6.500 pessoas em 13 países. O estudo identifica hábitos de consumo, oportunidades de mercado e desafios para a indústria de embalagens e tem como objetivo reunir ideias para inovar de forma sustentável." (O GLOBO, 2017)

"No Brasil, 95% dos entrevistados acreditam que as questões ambientais devem ganhar ainda mais relevância nos próximos anos. Em território nacional, 47% dos consumidores procuram os selos quando compram bebidas e 26% reconhecem o selo FSC® (Forest Stewardship Council). No momento da compra, 81% dos brasileiros consideram muito relevante a presença desse logo na embalagem, que sinaliza que o produto comercializado utiliza uma matéria-prima de fonte renovável." (O GLOBO, 2017)

 

Segue abaixo o questionário utilizado:

[pic 6]

Facilitar a compra: Evite complicações, especialmente na hora de comprar um produto ou contratar um serviço. Tornar o ato de compra o mais prático e rápido possível. Evite principalmente a burocracia, deixando bem claro as condições de pagamento. Essas atitudes tornam a compra mais agradável e os consumidores estão dispostos a desembolsar um pouco mais.

 

Entregar rápido: Especialmente para vendas online, fazer com que o produto comprado chegue mais rápido ao cliente. Alguns dias antes do prazo combinado faz com que o consumidor se sinta satisfeito e perceba que a marca se preocupa com ele e consequentemente não irá se importar em pagar mais caro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (445.2 Kb)   docx (331.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com