TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Comercial III

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANAHNGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

BETANIA RAMOS NOGUEIRA.  RA: 3116377517

RELATÓRIO PARCIAL

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Comercial III

TUTORA EAD: GISLAYNE R S SILVA

SÃO PAULO, SP

05/2017

RELATÓRIO PARCIAL

1. APRESENTAÇÃO

Este trabalho objetiva a importância do gerenciamento de custos e preços, da pesquisa de mercado e do comportamento do consumidor para o planejamento de vendas, compreendendo como estas áreas se interligam e juntas podem contribuir para um crescimento saudável da empresa onde estão posicionadas. Uma das técnicas utilizadas foi entrevistar profissionais de áreas diretamente ligadas com o foco deste estudo, onde foi possível debater os assuntos e relacioná-los aos estudos obtidos em livros e pesquisas usados durante o desenvolvimento do mesmo.

2. RELATÓRIO DA ENTREVISTA

O objetivo principal de toda empresa que almeja o lucro é maximizar o valor (ou riqueza) do acionista. Daí surge a necessidade de se montar um planejamento estratégico e controles gerenciais que garantam que os administradores atinjam essa meta. O planejamento os auxiliará a prever transformações que ponham em risco este objetivo, assim como ajudará a visualizar oportunidades que o reforcem e ajudem a empresa a alcançar ou se aproximar de sua visão.

O planejamento é uma ferramenta primordial para as organizações, pois, planejar em uma organização consiste no estudo e na escolha de alternativas para se alcançar um objetivo de forma eficiente e eficaz, a partir da situação atual da organização. De acordo com Maximiano (2004), entende-se por planejamento a atividade de se definir um futuro desejado e de se estabelecer os meios pelos quais este futuro será alcançado. Trata-se essencialmente de um processo de tomada de decisões, caracterizado por haver a existência de alternativas.

Com o crescimento competitivo entre as empresas, o planejamento é de grande importância para todo e qualquer tipo de organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, pois, através da implantação dessa ferramenta se reduz as incertezas. Segundo Faria (2000): “Há quatro razões palpáveis para que se faça o planejamento, que são: contrabalançar a incerteza e as modificações; concentrar a atenção nos objetivos; assegurar um funcionamento econômico e facilitar o controle, razões estas que, pela importância, atestam a sua necessidade”.

Fazer uso da analise SWOT, ajuda a traçar um caminho mais concreto. É uma ferramenta de marketing muito poderosa e bastante difundida no meio empresarial. Ela faz uma análise do ambiente de mercado, considerando os Pontos Fortes e Fracos do ambiente interno e Oportunidade e Ameaças do ambiente externo (KOTLER, 2006). Apesar de parecer simples, esse método se mostra bastante eficaz na identificação dos fatores que influenciam no processo organizacional, fornecendo informações bastante úteis no processo do plano de ação do planejamento estratégico.

Com os fatores elencados em análise, serão desenvolvidas ações estratégicas que visam potencializar as forças e minimizar os efeitos de suas fraquezas. Assim como aproveitar melhor as oportunidades e investir seus recursos com mais eficácia e buscar ações que neutralize ou pelo menos minimizem os efeitos nocivos das ameaças (PORTER, 1989).

Para que o planejamento seja completo, é preciso estar atento à gestão de custos, onde atualmente o “preço” é importante em uma decisão de compra, porém não é o único fator. O comportamento dos consumidores muda conforme a sociedade muda também, é de extrema importância acompanhar esse movimento, segundo Churchill (2000, p. 146-169) a análise de todo processo de compra e fatores que influenciam principalmente na tomada de decisão de compra é de extrema importância para o planejamento de vendas.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para que os “4 P’s de marketing”, produto, preço, promoção e praça estejam em sintonia para que o cliente compre e se sinta satisfeito. Segundo Nickels (1999, p. 105) “quando a pesquisa é realizada, os profissionais podem descobrir pistas a respeito de como e porque as pessoas do mercado-alvo planejam, realizam, utilizam e avaliam suas compras”.

Para que uma empresa possa atingir os seus objetivos, precisa de uma estratégia consistente, pois a estratégia pura e simples não tem valor nenhum. A formulação da estratégia deve ser baseada com maior número de informações possíveis do mercado alvo, para que com isto possibilite a empresa na formação do preço de venda que seja capaz de ser captado pelo seu público alvo. É importante saber que este valor percebido pelo cliente só será captado através de informações precisa sobre o mercado alvo que mostrará os atributos valorizados pelo cliente no produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com