TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto interdisciplinar de RH

Por:   •  18/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  7.857 Palavras (32 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS- GEX

PROJETO INTERDISCIPLINAR II

PROFESSORA- GRACY JANE DE OLIVEIRA SANTIAGO

MANAUS-AM

2016[pic 2]

ELENISE FERREIRA DA FONSECA

FRANCINEIDE SANTOS DA SILVA

LUCIANA OLIVEIRA DA ROCHA

PROJETO INTERDISCIPLINAR II

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO VISANDO A REDUCÃO DA ROTATIVIDADE- TURNOVER

ESTUDO DE CASO: HP DE SOUZA EDUCAÇÃO INFANTIL

MANAUS-AM

2016

SUMÁRIO[pic 3]

APRESENTAÇÃO        04

1 JUSTIFICATIVA        05

2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        07

3 OBJETIVO DO PROJETO        08

3.1 OBJETIVO GERAL         08

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        09

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        09

5 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        21

5.1 ORGANOGRAMA        22

6 METODOLOGIA DO PROJETO        25

7 PROPOSTA DE SOLUÇÃO        26

7.1 PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO DO PROJETO        28

8 CRONOGRAMA        29

REFERÊNCIAS        30

[pic 4]

APRESENTAÇÃO[pic 5][pic 6]

A proposta deste projeto visa criar um programa de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) na empresa HP de Souza Educação Infantil, que através do Diagnóstico Organizacional, utilizando-se de um Gráfico de Áreas Críticas, verificou-se que a maior dificuldade da organização era a área de Métodos.

Por isso, formulou-se a seguinte questão: como implantar um programa de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores da empresa HP de Souza Educação Infantil, afim de evitar a rotatividade de profissionais?

Para solução do problema foi definido o objetivo geral: implantar um programa de Treinamento e Desenvolvimento para os colaboradores da HP de Souza Educação Infantil para evitar a rotatividade de profissionais. E os objetivos específicos: Mapear as necessidades de treinamento e desenvolvimento; Avaliar como será implantado o programa de treinamento e desenvolvimento; e Propor a implantação de um programa de treinamento e desenvolvimento na HP de Souza Educação Infantil.

A empresa HP de Souza Educação Infantil é uma escola de educação, que atende crianças de 0 a 6 anos, desde o berçário até alfabetização dos pequenos. A empresa ao iniciar suas atividades contava com 15 alunos, com o passar do tempo e consolidando-se no mercado com a qualidade do produto oferecido, conquistou e mantem atualmente um público de 100 alunos, que é a capacidade máxima permitida pela sua infraestrutura atual. Seus clientes são de classe social média e alta. Oferecendo como atrativos as atividades complementares voltadas para o Esporte como Judô, Balé e etc. A instituição está situada na Zona Centro Sul de Manaus, e possui como principal concorrente o Instituto de ensino IDAAM, que tem a infraestrutura como atrativo principal, qualidade na qual a HP de Souza ainda deixa a desejar, porém o seu diferencial competitivo está voltado para o sistema de atendimento creche integral, com o limitador de 10 alunos por sala e educação especial.

Para fundamentar este projeto tomou-se por base autores renomados no assunto de turnover e T&D.

A metodologia deste projeto foi elaborada através de Observação Direta em uma visita de campo e possui um caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. [pic 7]

E para finalizar a proposta de solução, bem como o planejamento da resolução do problema como implantar um programa de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores na empresa HP de Souza Educação Infantil, além dos valores e tempo estipulado para que a organização possa obter o sucesso pretendido.

1 JUSTIFICATIVA

“Justificativa é apresentar razões para a própria existência da pesquisa, uma vez que obriga o pesquisador a refletir sobre sua proposta de maneira abrangente, por outro, faz situa-se na problemática” (ROESCH, 1999, p. 99).

A problemática da pesquisa foi identificada através de um Diagnóstico Organizacional na empresa HP de Souza Educação Infantil (Nome fantasia: Instituição de Ensino Fonte do Saber), uma escola da cidade de Manaus-AM, que atende crianças de 0 até 6 anos de idade, do maternal ao jardim de infância. Foi utilizando um Gráfico de Áreas Críticas para identificar as áreas em que a empresa necessitava de atenção prioritária. Houve uma divergência entre três áreas: Meio Físico, Máquinas e Métodos. Durante o período de pesquisa, observou-se que um dos maiores problemas da organização era a grande rotatividade de funcionários: professores e área administrativa. O chamado turnover, que significa a taxa média entre admissões e desligamentos em relação ao efetivo médio em uma empresa, estava ligada diretamente com os métodos de gestão. Por isso, optou-se em escolher à área de Métodos, buscando trabalhar novas formas de reter os profissionais, através de um projeto de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

As organizações estão mais conscientes de que para sobreviverem no mercado competitivo dos dias de hoje, deverão ser influenciadas pela qualificação de seus colaboradores (learning organization, ou seja, organizações que aprendem), por isso, devem atribuir maior relevância à gestão estratégica de pessoas, em suas competências humanas e profissionais, transformando tudo isso em diferenciais competitivos.

Com a implantação deste projeto a escola tem a muito ganhar, porque o processo de treinamento e desenvolvimento contribui para a melhoraria da adequação dos funcionários, da execução de suas tarefas, bem como a otimização de seus trabalhos, a fim de torná-los membros valiosos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.3 Kb)   pdf (370 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com