TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Projeto de pesquisa: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.447 Palavras (18 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

O processo de recrutamento e seleção visa buscar, no mercado de trabalho, os profissionais que mais se adéquam ao perfil requerido pela vaga a ser preenchida na empresa e busca demonstrar habilidades necessárias para lidar com o ambiente competitivo e exigente das empresas, formadas por um mercado dinâmico e disputado. A gestão de pessoas administra as relações das pessoas com a organização, isto é, o profissional de recrutamento e seleção exerce papel fundamental na formação do quadro de profissionais de uma empresa, utilizando métodos para avaliação do comportamento humano na identificação das características ideais às vagas. Não se pode deixar de comentar do planejamento de recursos humanos que é projetado para identificar as necessidades da organização, sendo assim, propõem-se desafios para ambas as partes e requer dos dois lados preparo, conhecimento, vontade, atenção e maturidade para o melhor planejamento e com isto encontrarão a melhor forma de realizar o recrutamento e seleção dos candidatos.

Tendo em vista o tema relacionado com recrutamento e seleção, no presente artigo tem-se como problemática responder a seguinte questão: quais as formas que são utilizadas para realizar o processo de recrutamento e seleção de candidatos a uma vaga no mercado de trabalho? O objetivo geral é analisar os métodos de recrutamento e seleção utilizados por algumas empresas da área de comércio, prestação de serviço, indústria em empresas de recrutamento localizadas na cidade de Santa Maria/ RS. Têm-se como objetivos específicos verificar os métodos e formas de avaliação utilizadas pelo gestor no processo de contratação efetiva de um funcionário se este está tendo resultados satisfatórios; analisar o papel do profissional de gestão de pessoas quanto à discriminação de candidatos e identificar a eficiência dos métodos de seleção e recrutamento.

A importância de estudo do processo de recrutamento e seleção de candidatos para uma determinada empresa é ajudar os candidatos que estão à procura de uma vaga no mercado de trabalho. Com estes resultados as pessoas que estão em busca de um trabalho poderão obter informações e deixar seu currículo direto nas empresas, que pretendem uma vaga, ou em empresas terceirizadas, que visam buscar e atrair candidatos para inúmeras vagas disponíveis, preparando o profissional para quando surgir a oportunidade adequada a seu perfil, ele seja encaminhado à empresa.

Recrutamento interno

O recrutamento interno é feito com funcionários da própria empresa. O primeiro passo na procura de pessoal é o recrutamento dentro da empresa, assim aproveitando e dando oportunidades aos funcionários já existentes na organização, o preenchimento de determinada vaga por alguém de dentro da empresa dependerá da disponibilidade do pessoal, das políticas da gestão de pessoas e dos requisitos a serem preenchidos.

Recrutamento interno privilegia os próprios funcionários da empresa. Isto é, com a divulgação das necessidades que é informada por meio de comunicação, memorando ou cartazes em todos os quadros de avisos da empresa, com as características exigidas pelo cargo, solicitando os interessados que compareçam ao setor de recrutamento para candidatar-se à posição oferecida ou enviem seus dados para análise.

O recrutamento interno exige uma série de dados e informações relacionadas, como: resultado dos testes de seleção, resultado das avaliações de desempenho, resultado dos programas de treinamento e aperfeiçoamento, exame das análises e discrições de cargos, exames dos planos de carreiras e verificação das condições de promoção e substituição.

Vantagens: É a fonte mais próxima e rápida, menores custos de recrutamento, seleção e treinamento do pessoal, já se conhece o desempenho anterior do funcionário, cria um clima sadio de progresso profissional, aumenta-se a moral e a motivação dos funcionários, desenvolve uma positiva e sadia competição entre as pessoas.

Recrutamento interno tem as seguintes vantagens: é mais econômico, é mais rápido, apresenta maior índice de validade e de segurança, é uma fonte poderosa de motivação para os demais empregados, aproveita os investimentos da empresa em treinamento do pessoal e desenvolve um sadio espírito de competição entre o pessoal.

A velocidade do processo de recrutamento interno é otimizada ao extremo: os interessados aparecem de imediato ao setor de recrutamento. O processo admissional é também bem mais veloz, pois o empregado escolhido através do recrutamento interno não precisa se submeter a uma bateria de testes, exames médicos etc.. Os custos finais do processo de recrutamento e seleção caem vertiginosamente. A motivação do empregado escolhido aumenta consideravelmente em relação os demais sem custo algum para empresa. Essa prática de recrutar internamente os recursos necessários abre a perspectiva de

Recrutamento interno também tem como vantagem o tempo de ambientação do empregado ser menor em relação ao contratado externamente.

Desvantagens: O recrutamento interno pode causar algumas desvantagens que não são favoráveis à organização como: bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas; funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua e mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização. Ela também facilita o conservantismo e favorece a rotina atual

Pode causar conflito de interesses, ressentimento dos não promovidos e a redução da criatividade e a inovação do trabalho. Uma das desvantagens do recrutamento interno é que pode até levar os empregados a uma progressiva limitação às políticas e diretrizes da organização. Também exige que os novos empregados tenham potencial de desenvolvimento para ser promovidos a alguns níveis acima do cargo onde estão sendo admitidos e motivação suficiente para chegar lá.

Às vezes, certo cargo de nível médio e superior, que requer treinamento e experiência especiais, não pode ser preenchido dentro da empresa e solicitam o recrutamento de pessoas de fora. Isto é comum principalmente em empresas de pequeno porte

Diante disso, percebe-se na que no recrutamento interno quando surgir uma nova vaga que necessite alta experiência, isto é, um profissional bem qualificado, procura-se sempre uma empresa terceirizada para que ela sim indique o melhor candidato para a vaga disponível. Tendo assim o melhor recrutamento para empresa.

Ex;

Vaga Operacional – Operador De Telemarketing

Requisitos Da Vaga

Pré-requisitos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com