TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Comportamento Organizacional

Por:   •  27/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 4

Tecnologia da Informação em Pequenas Empresas: Fatores de Êxito, Restrições e Benefícios.

O conteúdo deste resumo permite visualizar a importância e a necessidade da prática da gestão do conhecimento aliada à utilização das ferramentas da tecnologia da informação para que a empresa possa se tornar mais flexível, ágil e adaptável em um ambiente cada vez mais turbulento e mutável.

Vide texto estima-se que o uso de computadores pelas pequenas empresas ao longo dos anos aumentou entre 30 e 80% dependendo da localização e natureza de negócio, mas tal número expressivo acontece somente nas funções operacionais e não nas tomadas de decisões, o que atualmente é totalmente diferente, um exemplo básico são os analistas de BI (Business Intelligence), são profissionais que através das ferramentas de TI ajudam no processo de tomada de decisão.

Segundo Zuboff (1994) a implantação da Tecnologia da Informação por parte das pequenas empresas melhoram as seguintes variáveis.

Aumento da continuidade (automação de atividades);

Melhoria de controles (previsões, controles, relevância);

Aumento da compreensão das funções (visibilidade, análise).

Para que as funções da administração em uma organização de pequeno ou grande porte possa ter mais efetividade, é necessário que bastantes informações sejam levadas aos seus administradores, para Stoner (1999) somente com informações precisas e no momento exato os administradores conseguem realizar seus planos e objetivos. Stoner com um pensamento mais atualizado em relação a TI as informações deveriam ser avaliada de acordo com 4 fatores:

Qualidade da informação: quanto mais precisa a informação, maior era a sua qualidade e segurança para que os administradores possam usa-la.

Oportunidade da informação: disponibilidade da informação, não basta ter um banco de dados, sendo que no momento crucial que um gestor precisar de uma informação não puder fazer uso de qualquer informação;

Quantidade da informação: gestores sem informações são incapazes de tomar qualquer decisão por qualquer empresa, e também não podem pecar por falta, sempre devem estar munidos.

Relevância da informação: Além de informações importantes que tenham relevância nos atos de tomadas de decisão este ponto trata também da veracidade de tais informações.

Analisando os estágios da TI nas organizações (Chaves e Falsarella) pode se perceber que a utilização é da organização inteira, são questões de adaptação e cada fase existe um uso maior da área operacional e apenas na maturidade os sistemas são utilizados mais pela gerencia, entende-se que todo o trabalho no preparo das informações foi realizado pela área operacional.

Nos países de primeiro mundo ou atualmente nos países emergentes, a tecnologia da informação é a receita de sucesso de muitas empresas, quem tem mais tecnologias e automação empregadas no processo produtivo, mais competitividade ela adquiri.

O impacto da Ti nas organizações depende da ideia principal da empresa, o foco principal é ter retorno econômico ou automação dos processos para adquirir vantagens competitivas? Pelo lado de ter retornos econômicos, dependendo da ferramenta adquirida ela não trará esse retorno, o que faz com que muitas empresas acabem repassando o custo de um investimento ao seu consumidor, caso que outras empresas não fazem quando se tratam de investimento. Pensando pelo lado da automação dos processos a organização pode ganhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com