TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radio Comunitária e Suas Tendências

Por:   •  16/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

Rádio Comunitária: características e tendências

Rádio comunitária são aquelas que desenvolvem um trabalho social perante a comunidade, difundindo informações de interesse local, com participação popular a fim de promover a cidadania. A mídia comunitária pode ainda assim manter seu papel perante a sociedade, podendo, também ter certa abertura para outras opiniões a fim e ter mais anunciantes e ouvintes.

Entendemos que a “cidadania” está relacionada diretamente ao processo histórico-social e pode, então, ser compreendida de várias formas. Assim, pode estar ligada ao direito de pertencer a uma nação, igualdade perante a lei, direito à liberdade de acesso à informação, direito à comunicação, etc. (PERUZZO, 2002: 78-9). (Citação para por)

A mídia local/regional ocupa papel-chave no desenvolvimento da cidadania, possuindo interfaces com as questões sociais, econômicas, políticas e culturais. Apesar do crescimento e diversidade da mídia local, persiste a reprodução dos padrões da grande mídia nacional/global, com pouco espaço para novos formatos, linguagens e mesmo conteúdos apropriados (apud MARQUES DE MELO, 2006: 32). (Citação para por)

Os resultados deste trabalho mostram que os meios de comunicação e informação exercem uma grande influência perante a sociedade. Quando falamos em tecnologia, não podemos apenas nos limitar a computadores, vídeos e internet. A tecnologia é muito mais abrangente, são todos os meios que utilizamos que de alguma maneira ocupam os espaços e preenchem o tempo das pessoas quando elas estão conectadas. Vivemos na era da informação e da revolução tecnológica, com a tecnologia surgiu diversos outros meios de vida de se comunicar de tornar público algo de atingir muitas pessoas de diferentes opiniões com apenas uma postagem.

No Projeto Interdisciplinar elaborado, utilizamos como proposta de mídia a internet e a própria rádio, pois além de ser um meio muito utilizado

Mercado de rádio católica

Mesmo com tantas tecnologias, a rádio atualmente continua exercendo o seu papel como fonte de entretenimento e informação de maneira eficaz, podemos considerar a rádio uma companhia para diversos afazeres que estamos acostumados a fazer todos os dias, quem nunca dirigiu sintonizado escutando aquela música que você gosta mais que não teve tempo de baixar no celular? E fazendo aquela caminhada diária? Ou até mesmo na cozinha realizando alguma tarefa, o que importa é que sempre nos pegamos sintonizados em alguma rádio que

A rádio é um meio de comunicação que tem muita credibilidade e versatilidade as notícias da rádio chegam mais rápido para os ouvintes, um locutor ao transmitir uma informação que acabou de averiguar se era verídica, não transmite apenas a informação ele coloca a mostra a sua credibilidade por ser ele que está dando a notícia e isso interfere muito, pois os ouvintes não vão achar que ele iria mentir sobre algo colocando em jogo a sua imagem pessoal e profissional. A informação da rádio chega mais rápido do que a da televisão para se chegar uma notícia até nós é preciso ser editado a matéria analisado muitas questões e isso perde mais tempo ao levar a notícia aos telespectadores, já à rádio não, pois não precisava gravar um programa antes geralmente suas notícias são dadas ao vivo chegando mais rádio ao ouvinte, a internet por sua vez tem muita rapidez também na informação mais não tem a credibilidade que o rádio possui, isso porque existem vários sites blogs entre outros meios informativos que não são verídicos que transmitem informação falsa que pode levar as pessoas a serem enganadas.

Se for perguntar para todas as pessoas que escuta rádio cada uma delas vai falar um critério que utiliza na hora de sintonizar em alguma específica, e são vários os motivos que podem levar a essa escolha, a programação da rádio, seu alcance, suas músicas, seu estilo entre outros fatores que estão e evidência e que varia d acordo com o estilo musical de cada ouvinte.

Baseado nesses gostos pessoais de cada um, podemos notar um grande crescimento de rádios do segmento religioso. A igreja viu no rádio uma grande forma de evangelizar, já que o rádio pode se chegar a muitas pessoas, já que a mídia é um meio aberto popular e acessível a todos os tipos de pessoas a igreja viu a oportunidade de prestar serviço à comunidade através de suas informações e também de alcançar seu objetivo principal que é evangelizar.

O que diferencia as rádios católicas das demais rádios é a sua missão, é muito importante ter uma filosofia cristã no decorrer da programação, distribuir as notícias os evangelhos durante o decorrer do dia todo é uma maneira do ouvinte absorver tudo aquilo que está ouvindo.

Uma emissora católica pode se adequar a uma programação eclética. É claro que é preciso conhecer o público, o mercado e trabalhar sempre em duas mãos: o que eu tenho a oferecer e do que o público gosta. Nesse caso, atenção ao local, à cultura, eventos, gostos.

Hoje em dia existe um grande número de rádios católicas espalhadas pelo Brasil, esse mercado vem crescendo cada vez mais e conquistado um público específico, muitas pessoas devido à rotina corrida semanal não tem tempo de acompanhar a palavra frequentar a igreja e estar sintonizado poder ouvir a rádio a programação uma palavra de conforto ou até mesmo uma citação da bíblia já faz com que ela leve o dia de maneira mais leve e mais confiante, pois além de fazer um grande papel a sociedade, ajudar a evangelizar as rádios católicas também divulgam novos cantores e também não deixa de ser uma prestação de serviço para a comunidade, ajudando a informar a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com