TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Ensaios: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

Introdução 4

Recrutamento 5

Recrutamento interno 6

Recrutamento externo 7

Seleção 9

Entrevista de seleção 10

Referência Bibliográfica................................................................................................13

Introdução

As empresas sejam de pequeno, médio ou grande porte sempre tem necessidade de alguém ou um setor responsável por contratações e/ou demissões de forma que cuide dos recursos humanos de quem ela depende para manter seu funcionamento. Nesta pesquisa, porém será abordada uma das atividades desenvolvidas por esta função: recrutamento e seleção. A seguir será feita uma abordagem de cada uma dessas ferramentas.

Recrutamento

Segundo Juliana Pontelo (2006) é a forma atração de candidatos utilizada pela empresa para preencher o seu quadro de funcionários.

Para Chiavenato (2006) o principal objetivo do recrutamento é abastecer o processo seletivo com candidatos.

Muitas empresas utilizam banco de dados para que as pessoas interessadas façam seus cadastros, outras já utilizam a forma de divulgação de vagas e assim recebem currículos via e-mail, a forma com que fazem o recrutamento pode ser bastante diversificada.

Segundo Chiavenato (2002) para recrutar pessoas é preciso um planejamento em três fases que são: o tipo de pessoas, o mercado que o RH tem para oferecer e técnicas utilizadas para o recrutamento.

Após essa análise surgem três etapas para serem seguidas, ou seja, antes do recrutamento é preciso fazer pesquisa interna das necessidades, pesquisa externa do mercado e técnicas a utilizar.

Veja a seguir uma breve explicação de cada uma dessas fases:

Pesquisa interna - para Chiavenato (2002) é uma pesquisa feita dentro das organizações para saber a necessidade de pessoas a curto, médio e longo prazo. Muitas empresas substituem o processo de pesquisa interna por Planejamento de pessoal, porém é um trabalho mais amplo.

Pesquisa externa - segundo Chiavenato (2002) é um tipo de pesquisa feita no mercado de RH a fim de segmentar o mercado e identificar as fontes de recrutamento. Esse processo é realizado de acordo com os interesses da organização.

Ao identificar as fontes de recrutamento é possível aumentar os rendimentos do recrutamento, reduzir tempo desse processo e ainda reduzir custos operacionais.

Após essas pesquisas o próximo passo é escolher as técnicas de recrutamento, que se divide em processo de recrutamento e meios de recrutamento. Veja a seguir:

Processo de recrutamento – segundo Chiavenato (2002) quem toma decisão para o recrutamento é o setor responsável pela vaga existente.

Em empresas industriais o planejamento de Mão-de-obra direta no curto prazo é feito pelo Planejamento e Controle de Produção, para cumprir os seus programas.

Meios de recrutamento – para atrair candidatos às vagas a serem preenchidas é necessário divulgá-las. Por essa razão os responsáveis pelo recrutamento precisam identificar os locais de divulgação. As fontes de recrutamento são as áreas que devem ser exploradas pelo recrutador (Chiavenato, 2002).

O recrutamento de pessoas ainda pode ser interno ou externo. Sendo que o interno é da própria empresa e externo está desempregado ou trabalhando em outra empresa e buscam a oportunidade de mudar de emprego.

Os dois tipos de recrutamento têm suas vantagens e também desvantagens, a descrição será dada a seguir:

Recrutamento interno

Segundo Chiavenato (2002) é quando a empresa da oportunidade para seus funcionários, desde que o candidato esteja apto para exercer a função, ou seja, tem o perfil requisitado pela vaga.

Nesse caso pode ser considerado como: transferência pessoal, promoção, ou transferência com promoção de pessoal, desenvolvimento e plano de carreira.

As vantagens do recrutamento interno podem ser:

Econômico – nesse caso, não tem despesa com anuncio da vaga e outros custos que geralmente tem com novos candidatos.

Rapidez – não há necessidade de esperar candidatos, o candidato escolhido não tem necessidade de cumprir aviso prévio, economiza tempo na própria admissão.

Segurança – o candidato já é conhecido da empresa, na maioria das vezes não há necessidade de período experimental, integração e indução a empresa, redução da margem de erro.

Motivação – os funcionários geralmente se sentem motivados quanto à carreira profissional e pessoal.

Competição – com a motivação de carreira os funcionários desenvolvem um espírito sadio de competição, pois sabem que as oportunidades serão oferecidas.

As desvantagens desse tipo de recrutamento podem ser:

* A exigência do potencial dos profissionais em cargos acima do nível exercido. Se o profissional não estiver preparado corre grande risco de frustração, podendo chegar até ao desligamento da empresa.

* Pode gerar conflito entre os outros funcionários que não estão preparados, ou seja, não apresentam condições para assumir a vaga. No caso desse tipo de recrutamento a empresa perde de empregar cultura ou política inovadora, já que estes estão aculturados dentro da mesma.

Recrutamento externo

Segundo Chiavenato (2002) é quando se vai ao mercado buscar funcionários de fora da empresa. Nesse caso, é preciso identificar as fontes para de recrutamento. Algumas das técnicas a serem usadas podem ser:

- Arquivos de candidatos em processos anteriores: quando alguém se apresenta ou participa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com