TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Pesquisas Acadêmicas: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

RECRUTAMENTO

E um conjunto de atividades desenhadas para atrair candidatos qualificados para uma organização, visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher.

O processo de recrutamento inicia se com a requisição de pessoal

SELEÇÃO

A seleção abrange o conjunto de praticas e processos usados para escolher dentre os candidatos disponíveis aquele que para ser o mais adequado entende se que tem melhores condições de se ajustar a empresa e ao cargo e de conseguir um bom desempenho. A seleção é a segunda etapa do processo que começa com o recrutamento e termina com o contrato definitivo após o período de experiência.

Cumpre salientar que a seleção deve considerar a cultura da empresa e os valores e crenças do candidato, pois ele deve ter condições de se adaptar a essa cultura.

Uma boa seleção deve considerar que se deve dar preferências aos candidatos que possuem habilidades, atitudes e comportamentos requeridos pela empresa e que são difíceis de serem adquiridas por meio de treinamento, como habilidade de lidar com as pessoas.

DESAFIOS DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO

Com o mercado aquecido e a falta de mão de obra qualificada, um dos principais desafios para os selecionadores de pessoas e as empresas é captar profissionais dotados nas competências (conhecimentos, habilidades, atitudes- CHA) e que correspondam não só a função, mas aos negócios e estratégias da empresa já que é por meio deles que os objetivos organizacionais são atingidos.

Na pressa de contratar um profissional muitas organizações enfatizam o recrutamento e negligenciam a seleção. O recrutamento inclui anunciar vagas tornando a atrativa para os candidatos interessados, buscando os dentro ou fora da organização, já a seleção é contratar o melhor dentre eles. Quando o processo todo é feito corretamente, garante a entrada de pessoas com competências necessárias para desempenhar a função e quando é feito inadequadamente pode gerar altos custos para as empresas já que problemas como diminuição da produtividade, absenteísmo, e alta rotatividade podem ocorrer ao longo do tempo.

O principal erro cometido em um processo de recrutamento e seleção é que a maioria das pessoas não esta preparada para isso, mas na falta de uma pessoa qualificada, acaba fazendo o trabalho. Em algumas situações a organização acredita que estará economizando a seleção de forma experimental e “caseira. Uma seleção de profissionais inadequada pode expor o candidato, não atender as solicitações da função, não prover as necessidades da organização e macular sua imagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com