TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Ensaios: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Para o autor Chiavenato (1999), recrutamento refere-se a um conjunto de técnicas para atração de candidatos que sejam qualificados e capazes de ocupar o cargo oferecido pela empresa. Trata-se basicamente de um meio em que a empresa divulga as vagas disponíveis.

O recrutamento realizado neste estágio era externo, e os candidatos demonstravam o interesse através da entrega de currículos. Sobre este processo, podemos citar Chiavenato:

“o Curriculum Vitae (CV) assume enorme importância no recrutamento externo. Funciona como um catálogo, currículo ou portfólio do candidato. O CV é apresentado em várias seções: dados pessoais (informações básicas, como nome, idade, endereço e telefone para contatos), objetivos pretendidos (cargo ou posição desejada), formação escolar (cursos feitos), experiência profissional (empresas onde trabalha e trabalhou) e habilidades e qualificações profissionais (principais pontos fortes e competências pessoais”. (Chiavenato, 2008).

Já o processo de seleção, segundo Chiavenato (1999) baseia-se na análise das informações e dos requisitos de um determinado cargo que deverão ser encontradas no candidato. Portanto, colher informações é proporcionar uma contratação com mais precisão e com as especificidades exigidas pelo cargo.

A técnica mais utilizada pelas empresas, e também a mais utilizada no estágio é a de entrevista, pois é a ferramenta em que se pode interagir e obter o maior número de informações possíveis e necessárias do candidato, o que influencia grandemente na tomada de decisão e escolha do profissional. Porém não é indicado que se use somente este tipo de instrumento. Sobre isto, podemos citar Penny:

Uma entrevista não é apenas uma maneira de avaliar a adequação de um candidato para uma função específica. Ela sozinha não é sequer a melhor maneira. Nas mãos de uma pessoa que não possua as habilidades necessárias para encaminhar uma entrevista de maneira eficaz, ela pode ser mais que desnecessária. Mesmo assim, ela é de longe o método mais amplamente utilizado (...). (Penny, 2000).

Outra técnica utilizada no estágio em algumas das seleções é a aplicação de testes psicológicos, para avaliar habilidades, atenção e concentração, bem como alguns aspectos da personalidade. Sobre o uso de testes, Chiavenato (2008), afirma que através de um teste de conhecimentos é possível identificar as habilidades de um candidato, enquanto a aplicação de um teste de aptidão oferece um prognóstico futuro de seu potencial de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com