TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Casos: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Recrutamento e Seleção

É responsável pela captação e triagem de profissionais no mercado e seleção e encaminhamento de profissionais para a empresa.

Dependendo do porte da empresa, esse subsistema pode ser administrado por um só profissional ou por diversas equipes, em função do volume de trabalho a ser executado.

Atividades de recrutamento e seleção em muitas empresas não vêm sendo mais confiadas a um órgão específico, mas as chefias imediatas. Como conseqüência , nem sempre as pessoas incumbidas dessas atividades dispõem dos conhecimentos e da experiência necessários

É natural que nas organizações onde gerentes e chefes passam a assumir essas novas responsabilidades, sem a devida capacitação, sejam cometidos erros na contratação de pessoas. Nem sempre eles utilizam adequadamente as fontes de recrutamento, o que acaba por reduzir o número de candidatos.

Resulta daí que muitas das pessoas admitidas não desempenham de maneira adequada as tarefas que lhe são confiadas. E em alguns setores a rotatividade de pessoal atinge níveis inaceitáveis.

Empregar pessoas sem a qualificação requerida custa muito dinheiro á organização. Pode acarretar problemas na produção e no atendimento, gerar hostilidade por parte de clientes e fornecedores, favorecer conflitos interpessoais e inter grupais. Desempenho dos empregados depende de um grande número de fatores, a seleção é apenas um deles.

Para que se possa selecionar adequadamente, torna- se necessário definir critérios. Quando a empresa define suas políticas de pessoal e dispõe de um sistema de descrição de cargos, os procedimentos relativos á seleção de pessoal tornam- se bem mais simplificados.

A partir daí, cabe- lhe determinar onde poderão ser encontrados os candidatos mais adequados. Passa- se então, ao recrutamento, que consiste num processo que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

Recrutamento dentro da empresa: Indivíduos já são conhecidos e a empresa lhes é familiar. Também constitui um procedimento bastante econômico. A desvantagem é o fato que pode criar dificuldades com os empregados.

Cartazes: É um recrutamento de baixo custo.

Recomendação: Pode- se pedir para pessoas de dentro ou fora da empresa para indicar candidatos.

Pessoal dispensado: Pode ser vantajoso para a empresa admitir antigos empregados dispensados, desde que a dispensa tenha ocorrido por motivos aceitáveis.

Agências: Essa procedimento evita gasto de tempo e de dinheiro no processo de recrutamento e na realização de entrevistas.

Anúncios: É um procedimento bastante utilizado porque atrai muitos candidatos.

Internet: Há um número crescente de endereços eletrônicos que recebem currículos de candidatos a empregos.

Escolha do método para seleção: Devem ser utilizados procedimentos capazes de comparar os diferentes candidatos, com a finalidade de selecionar os potencialmente mais capazes.

Existem diversos procedimentos adequados para identificar as características pessoais de cada candidato, com vista em possibilitar a seleção dos mais aptos:

Análise dos currículos: para tirar o máximo proveito de um currículo, convém que este seja lido também nas entrelinhas para realizar os seguintes fatores; competência profissional; desejo de permanência no emprego e de seguir carreira ; experiência prática; adequação ao grupo; a vontade de trabalhar e aceitar novos desafios; orientação para os lucros e melhorias de desempenho.

Testes escritos: a escolha da modalidade de teste, vai levar em consideração o perfil do cargo.

Testes práticos: São muito importantes para os cargos de natureza operacional ou relacionados á produção, onde se confere ênfase especial aos aspectos psicomotores.

Testes psicológicos: São instrumentos muito úteis para identificar as aptidões dos candidatos.

Entrevista: Possibilita contato direto com o candidato, bem como a identificação de sua capacitação para exercer o cargo que se deseja preencher.

Condução da entrevista: Para que uma entrevista possa ser atendida como técnica de coleta de dados para a seleção, uma série de cuidados deve ser tomada:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com