TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Comunicação

Trabalho Universitário: Resenha Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

BELO HORIZONTE

2013

O Papel e a Importância da Comunicação Empresarial

No momento de nosso nascimento iniciamos uma verdadeira jornada pelo universo da comunicação, a forma que uma criança tem de se comunicar com sua mãe, é o choro, através deste gesto ele passa a informação de que esta com fome sente dor, medo entre outros. Com o desenvolvimento aprendemos a gesticular e usar as palavras mesmo e mesmo ao balbuciar palavras e termos incompletos ainda sim é eficiente e continuamente aprimorado com o início da vida acadêmica e o convivido com outros indivíduos. Ao atingirmos a maturidade, posso afirmar que praticamos a comunicação a todo o momento e tudo que aprendemos se torna um molde para o que nos tornamos. No inicio da vida profissional, é posto a prova à capacidade de comunicar. A organização no ato da nossa admissão, geralmente avalia de alguma forma esta capacidade, seja em uma entrevista simples, ou em testes longos e complexos, e independentes do cargo, estaremos sempre inseridos em um contexto de comunicação, seja como emissores ou receptores.

A comunicação empresarial é um papel fundamental e importante dentro de uma organização, ele sempre vai estar ligado com o ser humano claro que ocorrem falhas sendo o principal papel da comunicação, é sempre continuo para tomada das decisões evitarem conflitos e criar vínculos entre todos que estão envolvidos dentro de uma organização. Mas para isso a comunicação precisas ser interativa clara objetiva.

A capacidade comunicar é um dos fundamentos da nossa existência e com certeza o aprimoramento em sua forma é o que nos tornou racionalmente capazes de superar os obstáculos da evolução.

A definição de comunicação conforme o dicionário:

comunicação co.mu.ni.ca.ção sf (lat ommunicatione) 1 Ação, efeito ou meio de comunicar. 2 Aviso, informação; participação; transmissão de uma ordem ou reclamação. 3 MecTransmissão. 4 Relação, correspondência fácil; trato, amizade. 5 Sociol Processo pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social. 6 Mil Meios para conservar as relações entre diversos exércitos ou corpos de exército que operam conjuntamente. 7 Lugar por onde se passa de um ponto para outro. 8 Ret Figura que consiste em o orador tomar o auditório por árbitro da causa que defende, mostrando-se disposto a conformar-se com o que venha a ser decidido. 9 Figura pela qual o advogado, objetivando provar a improcedência de uma imputação, mostra que, de acordo com os argumentos do acusador, diversas pessoas e até ele próprio estariam incursos nela. C. assíncrona, Inform: transmissão de dados entre dispositivos que não é sincronizada com um relógio, mas sim efetuada quando os dados estão prontos. C. de dados seriais, Inform: V transmissão de dados seriais. C. dos santos:participação dos méritos das obras dos justos e santos; comunhão dos santos.Dar comunicação para: dar acesso a; proporcionar uma passagem para.). (MICHAELIS, 2009)

Dentre as definições, podemos destacar para nosso foco as palavras ação, efeito, relação, processo, argumento e transmissão, e o interesse do estudo da interação destes termos na prática vem de muitos anos atrás onde no século XX ocorreram as principais ações na comunicação empresarial. O primeiro relato de um destes grandes feitos nos Estados Unidos, em 1906, o jornalista Ivy Lee, que atuava em Nova Iorque, decidiu deixar a profissão de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas (RP) de que se tem notícia (Amaral, 1999). Seu objetivo foi recuperar a credibilidade do empresário John D. Rockfeller, acusado de combater pequenas e médias organizações com praticas inaceitáveis para a época.

As Relações Publicas, tendo como objeto de trabalho a comunicação, se especializou em cuidar da imagem das organizações perante a sociedade, clientes, concorrentes e qualquer outo que se caracterize como receptor.

A Comunicação Empresarial não pode ser considerada apenas uma definição de dicionário. Ou seja, simplesmente como ‘um conjunto de métodos e técnicas de Comunicação dentro da empresa dirigida ao público interno (funcionários) e ao público externo (clientes, fornecedores, consumidores, etc)’. Até porque definições como essas precisam ser sempre revistas em função das mudanças da sociedade e do ambiente empresarial. (Paulo Nassar, 1995)

Além do processo de comunicação e os fatores que os determinam, a grande preocupação é o efeito causado ou que se deseja causar, é extremamente necessário que a organização tenha uma visão ampla sobre si, seus concorrentes, fornecedores, sociedade e clientes. Estes fatores podem ate ser previstos, mas muitos deles não são controláveis e por isso a necessidade um constante monitoramento e planejamento. Segundo a avaliação de Viana 2001:

Quando uma empresa faz um plano de Comunicação ela se dispõe a olhar para ela mesma, os concorrentes e o contexto em que atua. Com o tempo, sob a pressão dos concorrentes e as exigências do público, ela se torna outra empresa para si mesma. Isso é que irá determinar sua renovação ou envelhecimento. (Viana 2001).

Segundo a avaliação de Viana, o planejamento de um plano de comunicação não é algo vitalício, ele sofre desgaste se tornando obsoleto. A trajetória da empresa, sua evolução como organização, as especificações de seus produtos, a influência dos concorrentes e principalmente o desejo dos clientes são os indicadores para as novas estratégias, lembrando que não existe um método único devido às infinitas peculiaridades de cada organização, tornando este processo personalizado e moldado para atender a necessidade de uma realidade específica momentânea.

Através de um diagnóstico estratégico que envolve diversas ações planejadas é trabalhada a imagem da organização. Este trabalho único para cada organização, pois respeita suas peculiaridades e objetivos, portanto não existe uma comunicação ideal, necessitando de profissionais habilidosos para emitir informações nítidas e sem ruídos.

A efetividade do efeito desejado é influenciada pela escolha do canal, a escolha correta do mesmo é feita através da analise do contexto da organização e deve ser aplicado internamente e externamente. A comunicação interna trabalha desde os manuais operacionais, informativos, campanhas, ate mesmo linguagens específicas como códigos e sinalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com