TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Comunicação Corporativa

Por:   •  2/9/2015  •  Resenha  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Comunicação Corporativa

Resenhas

Rio de Janeiro

2015

COMUNICAÇÃO INTEGRADA

A comunicação como vista hoje é algo muito novo, e mesmo assim ela já sofreu muitas mudanças até chegarmos a construção tida hoje em dia. Estas ocorridas devido a mudança de legislação, do mercado e competitiva, por um novo produto ou por causa de uma nova tecnologia. E ao trocar a estratégia, para se adaptar as mudanças, as empresas correm riscos. Mudanças mal administradas podem provocar conflitos e insegurança entre os empregados, confusão junto aos clientes, ou queda nas vendas. Para evitar que isso ocorra as empresas atualmente estão adquirindo expertise no que se trata a comunicação integrada.

Para se chegar ao que vemos como comunicação integrada, vale fazer a analise em linha do tempo. Percebendo então que a comunicação só veio a ser pensada na década de 70, onde cada parte dela era feita separadamente por departamentos. Na década seguinte, os anos 80, a comunicação empresarial ganha status, passando a olhar os públicos de interesse e assim fazendo a comunicação estrategicamente para cada um desses públicos. Na década de 90, deixou de ser um conjunto de atividades fragmentadas para se tornar um processo integrado que orienta o relacionamento da empresa com todos os públicos de interesse, o começo de uma comunicação mais integrada, e hoje em dia, o ponto final da linha do tempo, a comunicação se encontra com um enfoque mais empresarial em sua linha de frente, contribuindo na superação de conflitos e nas relações empresa-sociedade.

O maior desafio tido hoje em dia para a comunicação organizacional/corporativa é fazê-la se integrar, ou seja, fazer com que as comunicações que formam uma empresa (comunicação mercadológica ou de marketing, comunicação institucional, comunicação administrativa e comunicação interna) estejam alinhadas, fazendo um dialogo entre todas as partes da empresa. O foco está principalmente em entender que na hora de se comunicar com seus públicos de interesse, os stakeholders, o foco não está apenas nos clientes e sim em todos aqueles que são importantes para o funcionamento da sua empresa, como ONGs, governo, distribuidores e funcionários, assim o alinhamento do mix de comunicação organizacional é a forma mais coerente de se comunicar, pois assim, a mesma mensagem é passada para todos os públicos, criando uma sustentabilidade na comunicação, está que é um ponto praticamente impossível de ser copiado por outra empresa. Um produto é facilmente copiado assim que sua patente expira, no entanto, uma comunicação que vem da base, centro e faz com que a organização toda se alinha, não.

[pic 2]

Este fluxo, criado por Kunsch, nos ajuda a compreender que a comunicação organizacional identifica e integra os diferentes tipos de comunicação, possibilitando a unificação de processos comunicacionais. Tendo o desafio de integrar as áreas para comunicar de forma coerente e harmônica, vale entender um pouco melhor o que são cada uma das áreas desse composto de comunicação.

Comunicação mercadológica/comunicação de marketing: Tem como objetivo principal divulgar os produtos ou serviços de uma empresa, tendo em vista o plano de marketing e os objetivos estratégicos do plano empresarial. São feitos três tipos de fluxo: push, pull e o push/pull, este que consiste em realizar um trabalho nos canais de venda ao mesmo tempo em que se comunica com os cliente finais.

Comunicação institucional: Serve para construir a imagem da empresa como um todo, sua identidade corporativa, o que a empresa faz, manter ela alinhada com sua missão, visão e valores, sem o risco de haver contradição. Ela também quer conquistar a confiança de seus stakeholders, mostrando o que a sociedade precisa saber sobre a organização.

Comunicação administrativa: é feita dentro da empresa, entre suas áreas de contato, são utilizados memorandos, intranet e reuniões. A administração de uma organização consiste em: planejar, coordenar e controlar recursos, tudo isso visando o menor custo, maior produtividade e maior lucro.

Comunicação interna: alguns autores a consideram a mesma coisa que comunicação administrativa, no entanto, a interna tem uma abordagem diferente, é mais motivacional, visa estabelecer confiança, um clima favorável de co criação, envolvendo as pessoas para que busquem um comportamento consciente.  

GOVERNANÇA CORPORATIVA

No Brasil há um órgão especializado no assunto, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) que define a Governança Corporativa como:

“Um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e os cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade”.

 A governança corporativa é um dos principais instrumentos para uma empresa criar sua sustentabilidade, ela é feita com base em um conjunto de políticas, leis, processos e regulamentos. É um sistema em qual a companhia é conduzida, criando a clareza nos papéis, ou seja, a transparência e estabilidade. Se bem feita, a governança eleva o potencial de valorização de ativos de uma empresa, pois causa um retorno de investimentos pela aprimoração das relações com os públicos de interesse.

Nos anos 20, com a economia se tornando cada vez mais dinâmica e as negociações se expandindo globalmente as empresas mudaram devido ao crescimento de suas atividades, que em suma, resultou na separação entre propriedade e gestão da empresa. O IBGC, diz que “A origem dos debates sobre Governança Corporativa remete a conflitos inerentes à propriedade dispersa e à divergência entre os interesses dos sócios, executivos e o melhor interesse da empresa.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (79.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com