TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica

Por:   •  14/9/2015  •  Resenha  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

CRIANÇA a Alma do Negócio. Direção: Estela Renner. Produção: Marcos Nisti. Documentário, 49'05". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KQQrHH4RrNc

1 RESUMO DA OBRA

No documentário Criança, A Alma do Negócio, a cineasta Estela Renner analisa os efeitos que a mídia de massa e da publicidade tem em relação às crianças e como essa indústria descobriu que elas são o melhor alvo para vender um produto. Além de ouvi-las, o filme conversa com os pais, que relatam o quão influentes seus filhos são dentro de casa e o quão isso tem ligação com as propagandas, bem como ouve especialistas, que debatem os efeitos negativos dessa exposição.

2 CONCLUSÃO DO RESENHISTA

Os autores do documentário apoiam-se em diversos estudos para apresentar suas assombrosas conclusões. Nos mostrando uma estarrecedora realidade que por estarmos tão acostumados não percebemos ou pior não ligamos. Nos fazem lembrar da necessidade de adotar uma postura crítica e fazermos uma reflexão sobre como a sociedade de consumo influencia nossas crianças e de que forma as mídias impactam na formação deles justamente na idade onde seus valores são formados.

3 CRÍTICA DO RESENHISTA

Parafraseando Carl Jung: todos nós nascemos originais e morremos cópias e agora percebo que nem tanto por opção, mas sim porque desde muito cedo somos bombardeados por toneladas de propagandas, anúncios, sugestões e opiniões de como devemos nos vestir, nos portar, como devemos nos parecer, como devemos “ter” para “ser”. Ser mais bonito, ser mais rico, ser mais magro, ser mais inteligente, ser mais aceito.

O papel do marketing, mais especificamente da propaganda, neste jogo de interesses milionários não é só essencial, mas fundamental para nos mostrar o que “realmente” necessitamos para viver em um mundo cada dia mais capitalista e mais materialista.

A ética se resume em como conseguir vender mais para o maior número de pessoas sejam elas crianças, jovens, adultos idosos ou qualquer um que possa comprar. As vendas geram lucros que geram mais vendas que geram mais lucros em uma roda viva de consumo e produção e quando isso começa a causar transtornos com doenças, como depressão pode se vender remédios o que gera mais vendas etc.

Se isso é certo ou errado em minha nada humilde opinião colhemos o que plantamos. Se hoje reclamamos da falta de respeito, do distanciamento entre as pessoas, da violência, da falta de escrúpulos a culpa é nossa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com