TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha o Monge e o Executivo

Por:   •  23/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma historia sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro, Brasil. Editora Sextante, 2004.

O livro “O Monge e o Executivo” conta a historia de John um homem bem sucedido era gerente uma indústria de vidro, ele era casado com Rachel, juntos adotaram um filho, porque Rachel era infértil, com dois anos mais depois Rachel ficou grávida de uma menina, eles demostravam viver felizes.

Sem perceber a vida de John começou a desmoronar, a empresa que ele trabalhava passou por uma crise envolvendo empregados e o sindicato, o chefe dele disse que era um problema no gerenciamento e que ele era o culpado, em sua casa John estava em constante conflito com o filho por ele estar muito rebelde, com sua filha quase não se falava mais, a sua esposa reclamava de estar infeliz no casamento, tudo se dificultando.

Sua esposa insistiu que John fosse procurar um pastor, e ele sem querer ir passou a ver isso como forma de agradar a esposa ele decidiu ir, chegando lá o pastor recomendou que ele participasse de um retiro em um mosteiro onde um dos frades era Leonard Hoffmann que era chamado de Frade Simeão. No dia seguinte John foi a sua primeira cerimonia, ao sair foi pesquisar sobre Leonard Hoffmann e ficou feliz com a descoberta que fez, ele descobriu que Simeão era um executivo de sucesso, conhecido por transformar  varias empresas fracassadas em  negócios de sucesso.

Após a descoberta John decidiu pedir ajuda a Simeão, que prometeu ajuda-la com suas aulas, que seriam todos os dias sobre liderança. John tinha mais cinco colegas que tomava aula junto com ele, nas aulas ele aprendeu o conceito de liderança, que para ter uma boa liderança era preciso saber liderar com autoridade e não com poder, que isso vale não só para a vida profissional mas para a vida com a família, descobriu a importância dos relacionamentos, aprendeu que tudo na vira gira em torno dos relacionamentos e para ele ser bem-sucedido, era preciso confiança, pois nada se constrói e se fortalece sem ela.

Na aula seguinte ele questionou a Simeão: Que muitos queriam conseguir o que ele tinha conseguido nesses anos de trabalho e quem tem de tudo, mas mesmo assim, queria saber o porquê da infelicidade que ele sentia? Simeão lhe respondeu: que as coisas materiais não nos trazem alegria na vida, e que os maiores prazeres da vida são totalmente grátis, como a vida, o amor, o casamento, família, filhos, amigos, netos, o nasce e pôr-do-sol, as flores, etc. Ouvindo aquelas palavras e as que já tinham ouvido na aula anterior, John se sentia mal, pois percebia o quanto estava fora da linha.

Após todas as aulas, John entendeu que o começo para a autoridade e liderança começa com a vontade e que a vontade são escolhas que fazemos para aliar nossas ações as nossas intenções, a real capacidade de liderar fala muito de quem ele é como pessoa. Liderança e amor são questões ligadas ao caráter. John guardou que para ele se tornar um líder de sucesso precisaria desenvolver hábitos como paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade e compromisso. John ficou o grato a Simeão por ter lhe passado coisas tão valiosas e o ter ajudado a dar o primeiro passo rumo a uma nova jornada.

RESENHA  CRÍTICA

O livro é composto de sete capítulos. Sumariamente, o capítulo um apresenta algumas definições imprescindíveis para o entendimento do que é proposto. O capítulo dois trabalha "O velho paradigma". O capítulo três se dedica a "O modelo". O quarto discute "O verbo". O cinco enfoca "O ambiente". O seis trata "A escolha". Por último, o capítulo sete discute "A recompensa". O autor trabalha o tema com coerência e concisão nas idéias.

No livro mostra que John sempre pensou que ele sempre estava certo e que nada da sua vida estava errado, só que quando esses problemas acontecem ele começa a perceber quanto sua vida está desordenada, aborda a questão de escolhas, da liderança, de valores, que se você respeitar as pessoas, amá-las e tratá-las como amor, assim será um bom líder e, acima de tudo, será uma pessoa melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com