TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIM, sistemas de informação gerenciais e pesquisa de mercado

Por:   •  5/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Rafael Ferreira Torres

Curso: Marketing Estratégico

Disciplina: Pesquisa de Mercado

Trilha: 2. A pesquisa de mercado como instrumento de apoio às decisões

Resenha: SIM, sistemas de informação gerenciais e pesquisa de mercado

        Os Sistemas de Informações de Marketing destinam-se a apoiar a tomada de decisões gerenciais em todas as suas etapas: estratégico, tático e operacional. As decisões estratégicas têm implicações para alterar a estrutura de uma organização e, portanto, o MIS deve fornecer informações precisas e exatas. As decisões táticas lidam com questões políticas amplas e as decisões operacionais dizem respeito ao gerenciamento do mix de marketing da organização.

        Um SIM possui quatro componentes: o sistema de relatórios internos, o sistema de pesquisa de mercado, o sistema de inteligência de marketing e os modelos de marketing. Os relatórios internos incluem pedidos recebidos, registros de estoque e faturas de vendas. A pesquisa de marketing assume a forma de estudos intencionais, ad hoc ou contínuos. Por outro lado, a inteligência de marketing é menos específica em seus propósitos, é realizada principalmente de maneira informal e pelos próprios gerentes, e não por pesquisadores profissionais de marketing.

        Tendo em vista a estrutura de um SIM e sua utilidade para a empresa, a pesquisa de mercado se torna uma parte importante pois é através dela que os problemas e cenários imaginados pelos gestores podem ser testados e comprovados, e o SIM permite que todas as pesquisas feits pela empresa estejam disponibilizadas de uma forma prática para os tomadores de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com