TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM PLANO DE MARKETING

Por:   •  10/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 

[pic 4]

Elaborado por: 

Disciplina: Marketing

Turma: 11


Introdução

O plano de marketing será desenvolvido para a organização Grupo Vime Veículos, que é um grupo de concessionárias situado no sul de Minas Gerias e no interior de São Paulo. O enfoque desse plano é obter vantagens competitivas em relação aos concorrentes e fortalecer a identidade do grupo no mercado atuante, buscando gerar resultados positivos através de alternativas inovadoras e assim, conquistar mais consumidores do grupo, garantir e aprimorar a satisfação dos clientes, aumentar as vendas e por consequência, elevar o faturamento da organização.

Há mais de 20 anos o grupo Vime Veículos foi fundado com base na importância do mercado automobilísitico no Brasil e no mundo, bem como avaliando o potencial das cidades em que as concessionárias estão inseridas. O grupo é composto por 6 negócios, sendo duas concessionárias Fiat, duas concessionárias Hyundai, uma concessionária Yamaha e uma agência de consórcio nacional.

O principal produto é a venda de veículos e motocicletas 0 km, porém há também vendas de veículos e motocicletas seminovas, além dos serviços como funilaria, pintura e mecânica. Por ter uma variação muito grande de consumidores (gêneros, faixa etária, escolaridade, renda), as montadoras disponibilizam diversos modelos, e desta forma, é possível que o grupo atenda um grande número de clientes, além de que o próprio grupo também tem mais de uma opção de marca de veículos 0 km, veículos seminovos, autopeças e motocicletas, e isso faz com que atenda ainda mais o número de consumidores.

O grupo está sólido nas cidades que atuam, pois preza pela qualidade e fidelização dos clientes. As conquistas de diferentes concessões ajudam na consistência das empresas e, como resultado, a saúde financeira fica viável a curto e longo prazo.

Analisando o potencial de consumidores das cidades em questão, verifica-se que ambas são cidades pequenas, mas elas são cidades “líderes” de cidades menores da região, e com isso faz com que o potencial de consumidores fique maior, levando os negócios a serem viáveis. A Fiat, uma das marcas das concessões escolhidas já foi líder de mercado mais de uma vez, e a Hyundai, segundo pesquisas, está sempre citada como uma das mais queridas dos brasileiros. Com estes dados, a escolha pelas marcas fica mais coerente, visto que o incentivo das montadoras é um diferencial.

Mix de Marketing 4 P’s

[pic 5]

Figura 1: Mix de Marleting

Segue abaixo a missão, visão e valores do grupo:

Missão: Agregar conhecimento e valor estratégico aos nossos clientes, adotando conceitos inovadores e práticas avançadas na disponibilização de serviços especializados para superar expectativas e potencializar resultados (MANUAL DO FUNCIONÁRIO, 2018).

Visão: ser um grupo de concessionárias sólido no mercado, satisfazendo os diferentes tipos de clientes (MANUAL DO FUNCIONÁRIO, 2018).

Valores: Os valores corporativos que orientam o grupo, permeiam todas as ações da empresa e não são apenas ilustrativos, nossos valores são exercitados dia a dia (MANUAL DO FUNCIONÁRIO, 2018).

Quando se analisa uma pirâmide organizacional, a missão da companhia está acima da estratégia, sendo a ponta da pirâmide. Sendo a missão o propósito a longo prazo, falar em valor estratégico para o cliente visa a fidelização do mesmo. Desta forma, pode-se superar suas expectativas e assim, potencializar os resultados.

Já na visão, o grupo quer satisfazer todos seus clientes. Como a gama de produtos é extensa, é possível contentar diferentes tipos de consumidores. Os valores conforme o que eles foram criados não tem um significado plausível. Ele deveria ter descrito de fato quais são os valores e não falar que os funcionários o segue.

Desenvolvimento

Análise Ambiental

  • Macroambiente

Forças econômicas: O cenário econômico no país sempre foi muito promissor para o setor automobilísitico, com porcentagens significativamente positivas em relação a crescimentos. As cidades em que estão inseridas as concessionárias do grupo são cidades fortes, que apresentam uma boa distribuição de renda entre a sociedade. Não se pode deixar de ressaltar o que está acontecendo no Brasil e no mundo com a pandemia (COVID-19). Com o surgimento do coronavírus a economia reduziu drasticamente, afetando negativamente diversos setores. Porém, conforme reportagem disponível no Estadão, segundo Nunes, o uso de trasnposrtes coletivos caiu em muitas cidades, pois os passageiros passaram a utilizar menos o transporte público afim de evitar aglomerações. Nesse cenário, a indístria automotova presenciou uma retomada nas vendas de veículos novos, e o mercado de seminovos surpreendeu ao do ano de 2020, pois as pessoas buscaram mais esse o tipo de transporte individual por ser mais seguro em tempos de pandemia. (ESTADÃO, 2021).

Em vista disso, apesar da crise econocômica que estamos vivendo em épocas de pandemia, pode-se dizer que o setor automobilístico continua sendo um negócio viável.

Forças culturais: Ter um carro zero ainda é um sonho de muitos brasileiros. Estes consumidores variam de gêneros, faixa etária e escolaridade. Pensando assim, as montadoras disponibilizam diversos modelos, justamente para atender diferentes tipos de consumidores.

No mercado automobilístico, além dos modelos de carros que variam tanto de popular quanto para um mais sofisticado, há a possibilidade de adicionar opcionais, que podem agregar valor ao veículo.

No mercado de motocicletas, as opções de modelos também variam desde o mais popular até mais sofisticado. No entanto, não é possível adicionar opcionais.

Forças tecnológicas: O grupo Vime Veículos ainda não sofreu quedas nas vendas em decorrência dos avanços tecnológicos, pois nas cidades em que as concenssionárias estão instaladas   ainda não existe serviço de motorista por aplicativo (por exemplo, Uber, 99POP). A utilização de taxis é muito baixa e vale ressaltar que nestas cidades os taxis não utilizam taxímetro, sendo o valor da corrida negociado previamente. Diante disso, o mercado automobilístico sofre com as tendências da economia, inflação e queda do poder de compra. No entanto, tecnologia ainda não é o problema em questão. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (356.8 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com