TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Marketing e Gestão Comercial na Aviação

Por:   •  21/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]   

Universidade do Sul de Santa Catarina –

Unisul Digital

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Marketing e Gestão Comercial na Aviação

Curso: Ciências Aeronáuticas  

Professora: Janaína Baeta Neves

Nome do aluno: Artur Rodrigues Barros

Data: 09/05/2022

Orientações:

  • Procure a professora sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e vale 50% da sua nota total.
  • As avaliações deverão ser realizadas individualmente. Cite (no corpo do texto e no final) sempre as fontes pesquisadas; lembre-se que cópias literais sem fonte terão pesados descontos na nota; verifique os critérios de avaliação no plano de ensino). Tanto o conteúdo quanto a forma serão avaliados. Ou seja, além da coerência nos argumentos usados, também deve haver o correto uso da língua portuguesa.

Assista ao vídeo: “Como está o mercado da aviação após dois anos de pandemia” da CNN Soft Business de 10/02/2022 <https://www.youtube.com/watch?v=GbZ36d2zync>  

 

Leia o texto da SCHNAIDER, Amanda. Companhias aéreas sentem turbulências da alta nos combustíveis” Meio&Mensagem. Disponível em   <https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2022/03/25/companhias-aereas-sentem-turbulencias-da-alta-nos-combustiveis.html> Acesso em 06 de abril de 2022.  

Posto isso, responda à seguinte questão: tendo em vista o contexto apresentado, faça uma análise detalhada de como está o composto de marketing das cias aéreas (de modo geral) nos dias de hoje. Cite os elementos de cada um dos P´s e analise quais são as principais oportunidades e desafios de cada um deles. (10 pontos).

Vivemos hoje em um mundo totalmente diferente do que imaginávamos a 5 anos atras, as empresas aéreas brasileiras que até em meados de 2019 vinham em uma constante crescente e com um belo horizonte a sua frente, planejavam melhorar ainda mais os lucros das empresas. Porem, a chegada da pandemia afetou diretamente toda economia do país e como sempre, as mais afetadas sempre são as empresas aéreas.

Por uma questão de sobrevivência perante ao implacável mercado, as empresas tiveram que rapidamente se adaptar a nova era que estava por vir, com isso várias estratégias foram colocadas em consideração. A Azul e a Latam decidiram aderir ao processo de recuperação judicial e passar por alguns cortes internos, visando a conservação do caixa e a sobrevivência da empresa, já a Gol, que tinha uma boa reserva emergencial, decidiu entrar em acordo com seus colaboradores para uma redução de custos, com isso foi reduzido algumas jornadas e custos com funcionários e maquinário, tendo em vista a baixa procura por voos.

A missão então era entender como passar por este período e entender como seriam as prioridades dos clientes, tendo em vista todos os bloqueios da Anvisa e o aumento dos custos operacionais como por exemplo o combustível. A ideia das empresas foi tentar reunir o máximo possível de pessoas nos voos para minimizar o máximo possível o custo com varias aeronaves, também o estudo de demandas sobre qual a prioridade dos clientes, como por exemplo a gol, que tinha como alvo principal o cliente executivo que necessita de usar mais a ponte Rio/SP. Tendo em vista o aumento de reuniões online, a visão mudou para o publico que procura viagem a lazer, o aumento de voos para o nordeste do pais teve um aumento considerável, porem ainda longe de ser o ideal para as empresas. Com base nisso, para uma questão de sobrevivência, salários dos aeroviários e aeronautas tiveram readequações do piso.

Após estourar a guerra na Ucrânia, o combustível que já estava alto, teve mais um aumento, dificultando mais ainda a operação das empresas aéreas, foi então necessário o reajuste nos preços das passagens e, a visão das empresas passaram a ser aqueles clientes que guardaram seus dinheiros no período de pandemia aguardando a liberação dos voos internacionais.

Alguns desafios ainda afrontam as aéreas, como por exemplo em como alinhar preço com menos serviços de bordo, estratégias de rotas lucrativas para o consumidor e entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (90.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com