TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão da Historia e da Cultura Afro

Por:   •  24/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

TEXTO DISSERTATIVO:

A Inclusão da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena nos Currículos da Educação Básica.

Conhecer o passado para entender o pressente

O passado é de extrema importância e a melhor forma para a compreensão do presente, e para que se possa planejar um futuro melhor. Sabe-se que a história é a chave para entender a composição da sociedade atual e sua cultura. Sendo assim, a Lei 11.645-2008 foi fundamental para formação dos estudantes como cidadãos, esta estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e torna obrigatória a inclusão da temática ‘História e cultura afro brasileira e indígena’ no currículo oficial da rede de ensino.

 Convém lembrar que o sistema educacional sempre abordou uma versão eurocêntrica da história do nosso país, sendo assim, não contemplando todas as heranças culturais, de maneira que favorecia a perpetuação de estereótipos e preconceitos.

Em consequência disso, nota-se que a lei teve impacto direto na estrutura da educação básica e inclui diversos aspectos da história e da cultura que caracterizaram a formação do povo brasileiro. Resgatando assim as contribuições dos africanos e indígenas nas áreas sociais, econômicas e políticas, importantes para a história do Brasil.

Além disso, entende-se que o passado é a dimensão temporal que possui prioridade na constituição da identidade do ser. Desse modo, a implementação dessa lei, vem oportunizar que os estudantes problematizem a história do próprio país, ampliando no sentido de reconhecer e valorizar a sua riqueza cultural, de forma que incentive o sentimento de representatividade dentre as minorias.

Em virtude do que foi mencionado, pode-se concluir que o principal propósito da lei foi promover uma educação que reconheça e valorize a diversidade cultural, tornando a educação comprometida com as origens da população brasileira. Assim sendo, a história do Brasil deve sempre levar em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias, tornando-se urgente a implementação de debates entre os estudantes, onde os professores ofereçam embasamento teórico aos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com