TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução ao Pensamento Teológico

Por:   •  7/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO[pic 1]

                                                

                             Carolina Amarante Pereira - RA00214019 – RI NA1

     

AVALIAÇÃO DE INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO 2020/1

  1. O que é Teologia e para que se estuda?

A Teologia é a ciência que estuda Deus e a religião, assim como suas características e relações com o ser humano. Deus é o objeto principal da Teologia, significa um “discurso, um saber, uma palavra, uma ciência de ou sobre Deus”. Teologia significa também ciência divina, isto é, conhecimento do mistério de Deus.

Estuda-se Teologia porque o ser humano tem a necessidade de compreender, aprofundar, justificar e esclarecer sua fé. Trata-se de uma reflexão crítica, nela se busca a inteligência da fé. Portanto, a Teologia é estudada a fim de compreender a fé em seus princípios constitutivos, em seus elementos fundamentais.

  1. O que é necessário para se fazer teologia?

Para se fazer teologia é necessário, antes de tudo, inserir-se na própria mecânica teológica. A teologia é feita a partir da produção de novas formas de expressão da tradição viva da igreja. Isto se dá quando a pessoa se vê instigada pelas dúvidas sobre a realidade e existência. Portanto, para se fazer teologia, é preciso aprofundar-se no estudo das regras internas da teologia, que vão surgindo e tornando-se cada vez mais claras conforme é estudada.

  1. Qual relação da teologia com a vida humana?

Apesar de ser a ciência que estuda Deus, a teologia também é um discurso sobre o ser humano. Não há discurso sobre Deus que não passe pelo ser humano. A teologia é sempre apresentada como um discurso de Deus sobre o ser humano, é o discurso sobre o homem que fala de Deus.

  1. O que é ética e o que é moral e o que ambas têm a ver com teologia?

Segundo Leonardo Boff, a ética é parte da filosofia, são concepções de fundos, princípios e valores que orientam pessoas e sociedades. Ter ética é quando uma pessoa se orienta por princípios e convicções. Já a moral, por outro lado, é parte da vida real, é o nome dado a prática das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores. Ter moral é agir em conformidade com os costumes e valores estipulados. Nem toda pessoa que é moral é ética, e vice-versa.

Ética e moral estão diretamente ligados a teologia. A religião e a razão orientaram e orientam a ética e a moral das sociedades. O que realmente move e tem importância para as pessoas são suas convicções religiosas, aquilo em que elas de fato acreditam e o que as motivam.

  1. Introdução ao Pensamento Teológico contribuiu com a sua formação acadêmica inicial nesta modalidade excepcional durante a pandemia do novo Coronavírus?

Sim, contribuiu muito. Apesar das circunstâncias e do novo modelo de aprendizado, as aulas foram claras e explicativas. Nunca havia estudado sobre teologia antes e agregou muito com a minha formação em Relações Internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (708.5 Kb)   docx (269.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com