TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - GESTÃO DE PROCESSO

Trabalho acadêmico: ATPS - GESTÃO DE PROCESSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.249 Palavras (13 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – PROCESSOS GERENCIAIS

DANIEL SOARES LIMA – RA: 7903680146

EDVALDO DA SILVA NUNES – RA: 7581610260

JÉSSICA APARECIDA DA SILVA – RA: 8111719436

VITOR TIZZIANI – RA: 7566595384

INDAIATUBA / SP

2013

DANIEL SOARES LIMA RA: 7903680146

EDVALDO DA SILVA NUNES RA: 7581610260

JÉSSICA APARECIDA DA SILVA RA: 8111719436

VITOR TIZZIANI RA: 7566595384

Professor Tutor à Distância: Ademir Cavalheiro Leite

Professor Tutor Presencial: Ricardo Antonio Lorente Moller

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Processos Gerenciais para a obtenção de nota, sob orientação do Prof. Tutor EAD Ademir Cavalheiro Leite.

INDAIATUBA / SP

2013

Introdução

Este Trabalho tem como finalidade, demonstrar o nosso aprendizado, em relação aos processos gerenciais dentro de uma determinada empresa. Em primeiro lugar, vamos entender o que é planejar e assim, descobrir que o planejamento em si, é uma ferramenta muito importante para a administração e seu uso é indispensável na gestão de uma empresa, junto com ela, é trazido aos processos outros fatores que culminam com o sucesso, com os bons resultados e fazem com que a entidade prospere, como por exemplo: ter controle, organização, dentre outros.

1. Desenvolvimento

Quando vemos os processos gerenciais dentro de uma empresa, uma das primeiras coisas que pensamos é como funciona o planejamento dentro das organizações. Para iniciar, podemos colocar que planejamento é o processo continuo de ações apropriadas e intencionadas que auxiliam as tomados de decisões no presente, e que terão repercussão no futuro, ou seja, é preciso planejar antes de realizar qualquer ação dentro de uma organização.

As empresas não agem na base da pura improvisação, dependendo da sorte ou do acaso, tudo nelas é cuidadosamente planejado para que possa ser feito de melhor maneira possível. O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se de um modelo teórico para a função futura.

Referente ao planejamento, podemos dizer que ele é dividido em três tipos: Planejamento estratégico, tático e operacional.

O planejamento estratégico é aquele em que é considerada a empresa como um todo. Geralmente é planejada pela alta gerencia, pois abrange toda a estrutura organizacional. Com o objetivo de observar a empresa de vários ângulos, para que possam ser tomadas as devidas ações concretas. Nesse planejamento as questões serão de longo prazo como estabilidade, crescimento, entre outros.

Planejamento tático tem como objetivo considerar apenas um determinado departamento ou setor. É a nível departamental, planejada pela média gerência.Utilizando os objetivos gerais dos superiores e traduzindo para atividades mais específicas.Dessa forma promovendo um contato eficiente entre outros dois níveis.Se referem sempre a questões de médio prazo.

Planejamento operacional é um processo de menor amplitude do que os anteriores, mas colocando em prática o que foi planejado durante o planejamento tático. Dessa forma, o foco não será os setores ligados à administração, se referindo nesse caso a questões de curto prazo e é desenvolvido pela gerência de nível mais baixo que as anteriores.

Como nos foi proposta a análise dos seguintes artigos: “Veja o futuro antes dos outros” de Roberto Shinyashiki e “O Desafio do Administrador do Futuro” de Paulo Barreto dos Santos, nosso grupo resolveu confrontar o resultado da leitura com o que foi dito por Chiavenato e Lacombe a respeito do assunto.Assim, entendemos que o administrador do século XXI possui a função de pensar e utilizar as idéias para futuro, ele identifica recursos potenciais, reconhece fraquezas e estabelece um conjunto de medidas que podem vir a ser integradas e implementadas assegurando o sucesso dos resultados planejados. Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. Dessa maneira, podemos afirmar que planejamento é uma atividade que todas as organizações e seus administradores devem desempenhar bem para serem eficazes, pois é ele o alicerce de uma empresa visto que sem planejar, não se chega a lugar algum. Por isso, liderar e controlar, é a função fundamental que deve ser desenvolvida pelo administrador.

2. Considerações finais

Podemos tomar como conclusão, que um empreendedor sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: o presente e o futuro. O administrador se dedica a vencer a luta do presente, mas em momento algum se esquece do horizonte, ou seja, ele visa conquistar o futuro, pois o planejamento é assim, visa o hoje, mas também o amanhã. Planejando cada passo da empresa, é uma garantia de que as coisas dificilmente darão errado.

Não se realiza nenhum tipo de tarefa, sem antes pesar os prós e os contras, as influências positivas e negativas que isso trará para a entidade, dentre outros.

A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades, visto que o mercado de trabalho é amplo e há muita concorrência, assim sendo deve-se estar alerta para saber que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com