TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Processos Gerenciais

Artigos Científicos: Atps De Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  4.398 Palavras (18 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

Neste trabalho acadêmico iremos estudar vários processos da administração, os planejamentos estratégico, tático e operacional que as empresas devem desenvolver e adotar e suas características para obter um bom resultado nas empresas.

Esses planejamentos são fundamentais para o desempenho dos colaboradores, para que possam resolver os problemas e encontrar soluções rápidas e objetivas.

Cada tópico pesquisado será importante para nos orientar como é fundamental o planejamento nas empresas e a execução desses projetos.

Iremos confrontar opiniões dos autores, pois cada um tem uma visão semelhante ou diferente dos problemas e propõe soluções diversas para cada um deles.

Cada autor faz uma análise organizacional, formulam alternativas e elabora um planejamento, sugerindo procedimentos para a implementação e execução de projetos.

Etapa 1

Planejamento

Planejamento é um conjunto de providências a serem tomadas pelo administrador para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado. É pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados. Os autores, Maximiano, Chiaveanto e Stoner tem conceitos parecidos para definir planejamento.

Maximiano, diz que planejamento é o processo de desenvolver a estratégia, a relação pretendida da organização com o seu ambiente. O processo de planejamento compreende a tomada de decisões, que afetam a empresa por longo prazo, especialmente decisões sobre produtos e serviços que a organização pretende oferecer e os mercados e clientes que pretende atingir. Agiliza decisões: melhora a comunicação; aumenta a capacidade gerencial para tomar decisões; promove uma consciência coletiva; proporciona uma visão em conjunto; maior delegação; direção única para todos; orienta programas de qualidade; melhora o relacionamento da organização com o seu ambiente interno e externo. É necessário planejar, para que saibamos para onde queremos caminhar. Se não soubermos para onde ir, não iremos a lugar nenhum.

De forma semelhante, Chiavenato diz que:

"O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los."

O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento e sustentabilidade.

Segundo Stoner diz que:

"Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. São os planos que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los."

Passo 2

Confronto entre a mensagem dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos:

A relação entre a visão futura, o saber enxergar antes dos outros e a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e, conseqüentemente, profissional, mantendo como foco a função do planejamento, lança o paradigma atual de todo líder de sucesso que é o desafio do administrador do futuro.

O perfil do novo líder é ser um agente de mudanças, acreditar nas pessoas, serem orientados por valores e visionários. A evolução do conceito de liderança tem se transformado assim como as mudanças ocorridas no comportamento do ser humano. O Planejamento não está ligado a uma série de regras que devem ser seguidas para que após alguns dias se obtenha um planejamento. Ele deve ser estruturado com base nas características da empresa que busca em última instância a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa. Recorre-se a vários recursos como: homens de negócios, headhunters, psicólogos, acadêmicos. Em seguida, procuramos estereótipos que já se produziu sobre o assunto: pesquisas de mercado, artigos, livros e reportagens. O jovem executivo se preocupa com qualidade de vida, pratica esportes, é consumista, preza viagens internacionais e a maior preocupação dos executivos atuais quer e precisa de tudo ao mesmo tempo, têm uma perspectiva de carreira em curto prazo para colher os frutos desse trabalho.

Entretanto podemos dizer que os autores dividem a mesma opinião: que todos os executivos devem estar com as mentes abertas para adquirirem novas informações e aplicá-las no cotidiano das empresas.

Passo 3

1- O que é Planejamento?

O planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa especificar os objetivos a serem atingidos, possibilita avaliar os caminhos, perceber a realidade, decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos (os objetivos – a linha de conduta a trilhar – fixar os objetivos a atingir – e prever os resultados). É o processo que deve gerar planos de trabalho ou planos de ações com temporalidade definida e áreas específicas, sendo este baseado em diretrizes e previsões, podendo se basear também em probabilidades e estimativas. Assim podemos propor novos métodos, e os mesmos podem ser implantados com sabedoria e eficácia.

Sendo, portanto, o lado racional da ação. Na administração como na vida procuramos entender os erros olhando para trás, quando o que precisamos é viver a vida e a atividade administrativa, surge então a necessidade da visão o olhar para frente, por isso existem os que fazem e os que pensam antes de fazer.

2- Quais os tipos de Planejamento?

Existem três tipos de planejamento:

Planejamento Estratégico: é elaborado pela diretoria ou presidência para abranger toda a estrutura da organização. É a longo prazo. Foca nas relações entre empresa e seu ambiente, envolvendo toda a instituição. É um processo contínuo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com