TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condições Para que Existam uma Cultura Global

Por:   •  4/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Tópicos

Perguntas:

1. Quais as condições para que exista uma cultura global? Justifique.

2. Os exemplos e exceções.

Primeiramente é necessário salientar o que é global: Global é aquilo que atinge todas as culturas, penetrando no modo de vida das pessoas, mesclando-se com o senso comum local, e que passa a ser adotado como valores próprios, sendo respeitado por todos e reconhecidos em qualquer lugar do mundo onde o indivíduo se encontre.

Uma cultura global, pode vir a ocorrer quando um país mais forte culturalmente e síncrono com seus hábitos enraizados, não necessariamente mais rico, o resultado pode ser uma retro-invasão, ou seja, a contaminação da cultura externa pela interna, numa retrodifusão não prevista, porém com o mesmo fim: espalhar conceitos, princípios, valores, conteúdos, produções de muitos para muitos.

No mundo globalizado, as fronteiras já não devem existir, pois as informações, o conhecimento estão onde o indivíduo estiver conectado. O tempo é cada vez mais instantâneo e os espaços inexistem. Assim, como as identidades são formadas pelos meios em que vivemos, podendo dessa forma ser natural, por dignidade ou imposta, através do imperialismo, elas são modificadas no processo de uma cultura global.

A interdependência econômica pode ser exemplificada facilmente se levarmos em consideração as crises mundiais, tais crises acontecem normalmente porque um determinado país não está bem economicamente o que causa um enfraquecimento econômico e transborda para os demais países do globo. A globalização como também foi dito ocorre devido a facilidade das comunicações, uma fato que aconteceu na China é acompanhado em tempo real por nós aqui no Brasil. A facilidade em estarmos viajando também é outro fator que faz com que o “mundo se torne menor”, devido as facilidades que temos de nos locomovermos.

Outro fator importante para consolidação de uma cultura global é o soft-power, pois através dele ocorre certa imposição cultural, pois através da mídia há uma imposição de valores, seja por meio de musicas, forma de vestir, os Estados Unidos, por exemplo, consegue impor sua cultura em diversas regiões no mundo.

Assim, percebe-se que a globalização refere-se à extensão dos desenvolvimentos na comunicação e na cultura. Não há uma vila global – super sociedade mítica que tudo engloba e baseada na tecnologia repõem as culturas e sistemas sociais locais  que não são desejados e estão ultrapassados.

Apesar das tecnologias, não nos transformamos ou nos transformaremos  num só povo. Há algumas esferas de influências que introduzem e reforçam certos valores de padronização e prática. As mudanças político-econômicas não são introduzidas de maneira uniforme nos contextos culturais, sempre interagem segundo diversas condições locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com