TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nome

Victor Esteves de Moraes Pereira

RA

1299112558

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 4]

Para cada resposta elabore um texto de, no máximo, 15 linhas. Caso utilize alguma citação, lembre-se de especificar as fontes e de formatá-las segundo a ABNT.

  1. O que é escuta ativa?

Seria um modo de causar diferença em uma pessoa, ou seja, a partir do momento em que as pessoas se sentem ouvidas e que estão recebendo atenção, tendem a mudar suas atitudes perante o mundo e as pessoas ao seu redor. Elas se sentem mais valorizadas, se tornam mais compreensivas e possivelmente começam a efetuar a mesma atitude como os outros.

  1. Liste e explique quatro atitudes que devem ser empregadas para realizar uma escuta ativa.
  1. Aceitar as expressoes e sentimentos: Deve ser aceito os sentimentos alheios ou entao expressoes sejam elas positivas ou negativas, sendo compreensivel e possivelmente se ira evitar conflitos internos e externos.
  2. Nao fazer Julgamentos:         Nao julgar as atitudes do proximo e sim entender o motivo daquela açao ou sentimento presente.
  3. Observar a linguagem nao verbal: Observar as atidudes de alguem sejam elas postura, expressao facial, gestos, olhar e etc, sendo basicamente atencioso.
  4. Nao fingeir que escuta e sim ouvir de verdade: E necessario que seja atencioso com alguem no momento da fala ou expressao e nao fingir que esta ouvindo e estar pensando em outros motivo.

Elabore uma reflexão sobre essa situação-problema retirando dela três aspectos que mostram se houve a aplicação da escuta ativa. Justifique, usando os três aspectos escolhidos, porque houve ou porque não houve a escuta ativa, por meio de um texto de, no máximo, 30 linhas.

Um dos aspectos que se caracterizaram a escuta ativa foi a atenciosidade com a Joana, deixando-a mais confortavel e confiante para discutir o assunto em pauta, contando como segundo aspecto a calma, serenidade da Paula e condiçao confortavel em que a Paula deixou Joana. Para Joana se sentir confortavel, Paula demonstrou atos corporais de compreensibilidade para que Joana se tornasse mais confortavel.

Em minha opniao houve grandes atos de escuta ativa, pois a partir da necessidade de uma pessoa em se expor a alguem  foi impotante que a Paula  executou esse tipo de escuta demonstrando interesse em ouvir, entender e possivelmente  ajudar em algo a pessoa. Neste caso a Paula se dispoe  a ouvir a Joana que tinha um conflito com o Julio em sua relação, porem Paula quis discutir o assunto, entender para chegar a uma conclusao e manter Joana calma e que a situaçao iria se resolver.

Referências Bibliográficas

Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/biblioteca-virtual/pagina/normalizacao> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 26 set. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (342.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com