TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO SOCIAL ECONOMICA E POLITICA DO BRASIL

Trabalho Escolar: FORMAÇÃO SOCIAL ECONOMICA E POLITICA DO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA TABOÃO DA SERRA

SERVICO SOCIAL

FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL

ALUNAS RA

Adriana Oliveira Santos 7599626045

Alessandra Aparecida Bueno 7563599056

Andrea Alves Ferreira Reis Gueler 6782392072

Cremilda da Silva Santos 7705620392

Nadia Alcantara 7982717600

PRODUÇÃO DE UM JORNAL VIRTUAL

Tutora AED

Maria Clotilde Bastos

Taboão da Serra

Entrega 07 de Outubro de 2013

BRASIL CAPITALISMO ONTEM E HOJE

O Brasil de ontem quem predominava era a classe da burguesia, não muito diferente de hoje onde temos a classe dominante os políticos que são como os reis e senhores daquela época. O Brasil pode ter abolido a escravatura porem ainda vivemos tempos de escravidão, ainda existe pessoas submetendo-se ao um tipo de trabalho onde sacrificam suas próprias vidas, trabalhando em condições insalubres, sem direitos trabalhistas, igualmente como os escravos negros a diferença é que nos dias de hoje não precisa ser negro para ser escravos, os senhores de hoje aproveitam-se daqueles que são leigos e os exploram em troca de comida e moradia. Sabemos que essas pessoas precisam de orientação de assistencialismo mais como alcançá-los? Como os fazes entender se vivemos em tempo de colônia ainda é por que nós mesmos nos condicionamos em uma posição de comodismo, para fazer o Brasil um país realmente capitalista muitas reivindicações terão que ser feitas. Se fizermos um comparativo veremos que muita coisa não mudou.

Tentou-se combater o trafico de escravos porem não combateu- se a escravatura, ainda havia a exploração de mão de obra e condições de trabalho insalubres. Hoje isso não mudou.

Qual diferença?

Hoje essa escravidão independe de cor, o que eles têm em comum é a pobreza.

Mesmo após depois da abolição da escravatura no Brasil ainda ha muitos casos de trabalho escravo sabemos que o trabalho nas plantações de cana de açúcar é um tipo de trabalho escravo, pois os trabalhadores trabalhão em carga horária excessiva, sem proteção alguma arriscando até sua própria saúde.

Assim como nos tempos de hoje o Debret não retratava só os escravos o artista já tinha a visão social nesta imagem ele retrata uma questão social. “Ai esta a burguesia com a mesa farta e a princesa alimento o menos favorecido”.

Nos dias de hoje também temos princesas fazendo caridade

Chegamos então à conclusão que os tempos de ontem permanecem vivo hoje, podemos ter melhorado em alguma coisa mais temos muito que crescer, devemos aprender a lutar pelos direitos que conquistamos somos livre vivemos realmente em um pais capitalista, afinal nós que escolhemos nossos políticos, que decidimos quem vai governar nosso pais escolhemos as leis que devemos seguir nos limitamos ao comodismo que nos oferecem, com medo de desafiar sabemos que somos uma força e que se lutarmos conseguimos nos libertar das correntes políticas que determinam coisas só para nos enganar oferecendo oportunidade que muitas vezes parecem fácies, porem quando paramos para analisar são apenas esmolas cedidas para não buscarmos nossos direitos.

Lembrando sempre de nossos deveres. Somos capazes de crescer ir além porem aceitamos ser comprados com pão e circo como antigamente com ilusão de que estamos bem favorecidos, simplesmente estão fechando nossos olhos para enxergamos além. Já vimos que quando abrimos nossa boca para reivindicar nosso direito podemos ser ouvidos mesmo que tenhamos que grita manifestar, não importa a forma mais o que não podemos é aceitar tudo só por medo de não conseguir ir em frente, os negro após serem libertos ficaram perdido algum com medo do por vir e continuaram a aceitar a escravatura. Será que seremos escravos com medo também? Naquela época pode-se até ser compreensível mais nos dias de hoje a um leque de opções para sermos cada dia melhor basta lutar por isso, se todos nós jogarmos nossas limitações pela janela teremos uma nação de homens e mulheres muito melhores.

Seremos um país de primeiro mundo quando não copiarmos só as musica, as roupas dos outros países mais quando valorizarmos nossas musicas nosso estilistas nossa cultura, afinal temos que nos orgulhar de cada conquista. Assim como nos tempos de colônia os ingleses, italianos, japoneses e outros acreditam no Brasil veja os imigrantes usufruindo daquilo que poderia ser seu eles conseguiram por que lutaram e não se acomodaram. Já parou para pensa como eles conseguiram ficar ricos aqui? O que eles tem de diferente? O país é o mesmo as condições a mesma ou até mesmo pior pense! Eles estão num país desconhecido sem saber falar nossa língua será que é fácil? Assim como antes eles aproveitam o melhor do nosso país, que nos mesmo não valorizamos, eles buscam conhecimento que nos recusamos aprender, afinal é bem mais fácil ter um comodismos.

Vamos nos libertar dos tempos de colônia é descobrir o Brasil cheio de riquezas onde para ganharmos nossa liberdade bastamos lutar correr atrás reivindicar se capacitar, não sejamos como aqueles negros libertos que não sabiam o que fazer hoje sabemos o que podemos fazer e como fazer basta coragem para desafiar a nos mesmo e ir em frente.

DESCRIÇÃO DE CENAS DO FILME DE CARLOTA JOAQUINA A PRINCESA DO BRASIL E COMPARAÇÕES COM OS DIAS ATUAIS

Temos a chegada da cote portuguesa em nosso país, aproveitando das riquezas, locais e enviando para fora nossa matéria prima.

Hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com