TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Critico

Monografias: Resumo Critico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  1.737 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA - ICSEZ.

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS HISTÓRIOS, TEORICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL - III

PARINTINS – AM

2013

CAMILA CARDOSO DE LACERDA - 21108880

RESUMO CRÍTICO

O QUE É MARXISMO

Resumo apresentado à professora, Lourdes Ferreira, da disciplina de FHTM-III para a obtenção de conhecimento e nota parcial.

PARINTINS – AM

2013

Netto, José Paulo. O que é marxismo / José Paulo Netto. São Paulo : Brasiliense,2006 – (Coleção primeiros passos : 148)

O livro “O que é marxismo” do autor José Paulo Netto, está dividido em oito capítulos, dos quais se fará um pequeno resumo acerca da compreensão feita a partir da leitura desta obra.

O primeiro capítulo é uma breve síntese de tudo o que será abordado no decorrer do livro, nesse capitulo denominado “Riscos e razão deste livrinho” o autor deixa o leitor à vontade para questionar, compartilhar e fazer comparações de sua obra com a de outros autores que abordam a mesma temática, e desta forma ele mostra quatro pontos que são imporatantes para a compreensão de sua obra; no primeiro ponto ele vai dizer que a obra de Marx fundamenta a sociedade burguesa bem como sua passagem pela revolução proletária; no segundo ponto o autor diz que considera a obra marxiana muito importante, porém, não o suficiente para revolucionar e compreender a sociedade contemporânea; no terceiro ponto o autor vai dizer que as obras de Marx devem ser verificadas antes de serem tomadas como verdades e no quarto ponto o autor diz que não existe algo igual ao marxismo e sim marxismos que são vertentes diferenciadas vindas já de um marxismo existente.

Netto com sua obra não dará as respostas para as questões feitas e sim passos para que próprio leitor reflita e faça suas próprias considerações.

O segundo capítulo denominado “Os pressupostos da teoria de Marx” nos leva até o século XIX onde o marco principal é a instauração da sociedade burguesa com um perfil bem definido, com uma cultura nova e possuidora de uma economia e uma sociedade organizada e também um objetivo especifico que é a valorização do capital. É também nesse período que explode a Revolução Francesa na qual o movimento de operários avança em protesto a exploração capitalista, é nesse momento que o proletariado se vê enquanto sujeito histórico- político autônomo e assim uma nova visão sobre a sociedade burguesa se vê dividida em dois campos os que se vinculam à revolução e os que se opunham contra ela, e é a partir disto que Marx vai dar origem a sua obra, que busca explicar a sociedade burguesa para superá-la. Além de citar os pressupostos culturais e políticos o autor também aborda o pressuposto histórico-social o que levou ao desenvolvimento da reflexão de Marx, à medida que surge a consciência humana na sociedade burguesa e o homem se vê como ator de sua própria história. A teoria de Marx nesse sentido se torna um modo de compreender a sociedade burguesa para então suprimi-la.

No terceiro capítulo chamado “Uma teoria da sociedade burguesa” o autor faz uma linha histórica da vida de Marx, suas obras e fala da contribuição que elas tiveram ao longo dos anos em que viveu Marx, situando cada uma dessas obras e relacionando-as ao que se passava na época. É na maturação das obras de Marx e em sua clarificação que ouvimos falar em dialética, na teoria do valor-trabalho entre outras e se não a mais importante o reconhecimento e importante papel das lutas de classes, que como já foi dito anteriormente se clarificam quando postas frente à realidade vivenciada na época.

É neste capítulo também que em citação tirada das obras de Marx por Netto, o próprio Marx vai nos dizer o modo de produção da sociedade burguesa, pois é a partir do processo de produção da vida material que o homem dá origem a vida social, política e espiritual; mostra ainda as contradições que surgem do conflito entre as forças produtivas sociais e as relações sociais de produção. Vai dizer também que a consciência de classe só é alcançada quando o proletariado percebe sua exploração, e é nesse período em que há um numero bem grande de proletários concentrados, assim o enfrentamento desse proletariado contra o Estado burguês abriria portas para um novo tipo de sociedade a qual Marx chamou de socialismo onde haveria uma reorganização das classes sociais, onde não haveria mais a exploração do homem pelo próprio homem e assim surgiria o comunismo que seria a forma ideal de sociedade, pois os homens seriam donos do bem produzido por eles.

O quarto capítulo denominado “O nascimento do Marxismo” mostra que as obras de Marx começam a ganhar espaço nas camadas operárias já nos seus últimos anos de vida. Assim por volta de 1870 a 1871 surge a Comuna de Paris onde muitas vanguardas se reuniam e se moveram em busca de seus ideais, surge também com a intenção de unificar o movimento operário através da Associação Internacional dos Trabalhadores tempos depois conhecida como a Primeira Internacional.

Nas duas últimas décadas do século XIX se evidenciou um empolgamento das vanguardas o que deu a luz ao grande Partido Social-Democrata Alemão, o qual se tornou ponto fundamental na Segunda Internacional em 1889. O resultado que se tem da Segunda Internacional é de que o legado de Marx é tomado como uma ciência, fundando uma concepção de mundo. Dessa forma Netto aponta vários autores que fizeram parte da Segunda Internacional que deram seguimentos ás obras de Marx, cada um com sua particularidade, porém sempre seguindo os postulados de Marx. Tempo depois houve um colapso dividindo as correntes do movimento operário de um lado estavam os social-democratas e de outro os revolucionários. E assim surgiu a Internacional Comunista, também conhecida com a Terceira Internacional.

O quinto capítulo “O Marxismo-Leninismo”, é marcado pelas observações feitas por Lênin

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com