TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTERDISCIPLINAR

Por:   •  24/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

PROJETO INTERDISCIPLINAR

BEATRIZ DE SOUZA SILVA 25979574 BEATRIZ PEREIRA DE AZEVEDO 41923406825 DANILO DE SANTANA LEITE 28064721

FELIPE MARTON DE MIRANDA OKUMURA 27764893 GUSTAVO FERRARI DE SOUZA SANTANA 26555816 KAYQUE PRUDENCIANO MATHIAS 21969973

MATHEUS SANTANA DE ANDRADE BERNARDI 28191170 NICHOLAS SILVA FAUSTINO COSTA 28078756

OSCAR ALEXANDRE RODRIGUES CORREIA 28130910 THALES SAMUEL ISRAEL SOARES 26869292

HAVAIANAS

SÃO PAULO 2021

SUMÁRIO

RESUMO        3

  1. GESTÃO ADUANEIRA EM EXPORTAÇÃO        4
  1. RADAR        5
  2. CARTA DE CRÉDITO        7
  3. PACKING LIST        7
  4. DU-E        8
  5. DESPACHO DA MERCADORIA        10
  6. DESEMBARAÇO ADUANEIRO        11
  1. SISTEMÁTICA DE EXPORTAÇÃO        12
  1. RESPONSABILIDADE DO EXPORTADOR        14
  2. RESPONSABILIDADE DO IMPORTADOR        15
  1. NEGOCIAÇÃO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL        16
  1. HAVAIANAS + REAL MADRID        16
  2. VANTAGENS PARA OS CONSUMIDORES        17
  3. AVANÇO TERRITORIAL        17
  4. PROJEÇÃO DE LUCROS        17
  5. PRODUTOS DA COLABORAÇÃO        17

CONCLUSÃO        18

VÍDEO PITCH        19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        20

RESUMO

Nesse projeto dissertamos sobre a Havaianas, criativa empresa brasileira de sandálias emborrachadas, também abordamos sobre seu método de exportação e logística, no qual, comentamos sobre os dados de uso, exportação, receita, crescimento da marca, radar e a fatura proforma, citando também o DU-E (declaração única de exportação).

Foi mencionado também como funciona o desembaraço e despacho da mercadoria explicando passo a passo todos os procedimentos, ressaltando todas as responsabilidades do exportador e do importador, indicando as regras internacionais de deslocamento da mercadoria.

Por fim criamos uma oportunidade de negócio para um novo público alvo com a proposta de expandir cada vez mais os produtos oferecidos pela marca.

Uma marca sempre a frente do tempo que mantém suas raízes, essa foi definição que nós obtivemos dessa grande empresa nacional, que sempre fez história inovando tanto em seus produtos quanto em suas divertidas campanhas publicitárias, que até hoje "todo mundo usa".

  1. GESTÃO ADUANEIRA EM EXPORTAÇÃO

Hoje em dia os nossos famosos chinelos de borracha casuais de se usar no dia a dia, respondem por mais da metade das vendas internacionais da indústria calçadista nacional. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), de janeiro a setembro deste ano, o produto gerou 52,4% dos embarques do setor em quantidade, apesar de responder por apenas 18,8% da receita da exportação por causa do preço menor comparando a outros modelos.

A havaianas que pertence a uma das maiores empresas de calçados do Brasil, a Alpargatas S.A, já conseguiram registrar vendas totais de R $ 2,6 bilhões em 2011 e R $ 1,7 bilhão em 2008, ela também nesses últimos anos, vem gerando também nas exportações, ótimos resultados, as havaianas hoje respondem por 20% do volume de pares vendidos e 35% da receita da Alpargatas. Com isso a marca desde então vem crescendo cada vez mais no mercado internacional e atualmente está presente em mais de 80 países pelo mundo sendo considerada por muitos, a primeira marca originalmente brasileira global. Hoje em dia ela é uma empresa exportadora ativa que busca sempre adequar o seu produto as tendências do mercado internacional e por isso a exportação já faz parte da empresa.

  1. RADAR

Assim como toda empresa do ramo de exportação de calçados, o procedimento de exportação da Havaianas é basicamente o mesmo. A marca é registrada no Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR), que vai permitir o acesso e também consequentemente o registro no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), para isso ela envia seus representantes a um posto da Receita Federal para fazer a solicitação de RADAR, existem três tipos de RADAR que basicamente se baseia no quanto em dinheiro a empresa está exportando, no caso da Havaianas por ser uma empresa que fatura milhões por ano e faz exportações em valores a cima de UU$ 150mil, é um RADAR ILIMITADO.

Um dos países para qual ela mais exporta é a Espanha, pois a marca tem um sede na capital Madrid, com essa ela estuda constantemente o mercado espanhol e suas tendências. Após estar escrita no RADAR e fechar negócio com sua sede na Europa, a empresa irá emitir a chamada fatura pró forma que contém informações sobre o exportador e importador, a descrição da mercadoria, peso líquido e bruto, preço e quantidade unitária e total, quais foram as condições de vendas etc. Uma simulação de fatura pró forma da Havaianas seria assim:

[pic 1]

Após a emissão dessa fatura geralmente a empresa realiza a contratação de uma carta de crédito é uma das formas de pagamento com maior grau de segurança. Logo após isso o exportador responsável pela Alpargatas deverá providenciar a emissão dos documentos de exportação como o seu registro de exportação, a nota fiscal que é emitida após a aprovação do Registro de Exportação, por ser uma empresa de grande porte é uma obrigação que seja contratado um seguro para a mercadoria exportada, saber qual o ira ser o transporte que no caso poderia ser aéreo ou aquaviario, ter o romaneio de embarque que é um documento utilizado no transporte de produtos e tem por finalidade listar as informações dos pedidos que estão sendo enviados, fazer o Packinglist que nada mais é o documento de embarque que discrimina todas as mercadorias embarcadas, ou todos os componentes da uma mesma mercadoria em quantas partes estiver fracionada. Alguns exemplos de como seria a estrutura dos documentos é que seriam semelhante a esses exemplos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (715.7 Kb)   docx (475.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com