TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Por:   •  1/2/2017  •  Dissertação  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

AMANDA BERTON

BRUNO BATELLI DA SILVA

GABRIELA GUIMARÃES

LIVIA ORTIZ

SABRINA NERY COSTA

VICTOR DA MATTA LEMOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

3º SEMESTRE

São Paulo

2013


AMANDA BERTON

BRUNO BATELLI DA SILVA

GABRIELA GUIMARÃES

LIVIA ORTIZ

SABRINA NERY COSTA

VICTOR DA MATTA LEMOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

3º SEMESTRE

O presente trabalho é composto por uma resenha baseada nos fatos históricos relacionados a participação da Organização das Nações Unidas durante o período da Guerra Fria na região da Palestina, buscando abordar os aspectos solicitados por nossos professores.

São Paulo

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

ABSTRACT...................................................................................................................4

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS E APALESTINA...........................5-10

CONCLUSÃO.............................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

        


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar e demonstrar a participação da Organização das Nações Unidas (O.N.U.) na solução dos conflitos existentes na região da Palestina onde em 1948 foi criado o Estado de Israel com predominância judaica.

Em decorrência da criação do Estado Judaico a região, fruto de conflitos históricos, passou por enormes modificações levando os representantes da cultura Árabe da região a uma revolta generalizada.

A divisão se deu após o terrível período de nazificação da Europa, onde milhões de judeus foram perseguidos e executados, a criação do Estado de Israel se deu de forma a tentar solucionar as perdas sofridas pelos judeus.

A população árabe já existente na região sofreu coma separação de terras onde o Estado de Israel foi beneficiado com a maior parte das propriedades, os árabes tiveram se de contentar com a região da Faixa de Gaza e a Cisjordânia.

ABSTRACT

The aim of this project is to introduce the changes made by the U.N. (United Nations) during the Cold War period (1947 – 1991) on a specific part of the world: Palestine. Throughout this project we will argue how the U.N tried to solve the problem faced in that area.

The U.N. was created to solve the world’s problems and maintain a peaceful world. With its agencies, such as F.A.O (food and agriculture organization); I.L.O. (international labor agency); I.M.F (international monetary fund) the U.N. had made during this period of existence a lot of improvement on to peace.

We want to demonstrate the economic, historical, law, and theoretical aspects of the decisions made by U. N in an important area that is claimed as the beginning of three of the most important religions: Jewish, Christian, and Muslim.

At the end of this project we will expose our thoughts about the development and the progress made so far and how we see this area in the future, the economic aspects, the so wanted end of the wars and a possible solution for the killing and horror that the Jews and the Muslims who live there have suffered for all over the years. 

Key words: Palestine, Israel, U.N., Security Council


ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS E A PALESTINA

A região da Palestina gerou uma das mais longas disputas territoriais da atualidade. A área que era antes ocupada por árabes começa a receber a imigração de judeus do movimento sionista, essa imigração ocorre de forma contenciosa, ou seja, de tempos em tempos um número de judeus ingressa na Palestina. Com a ascensão do nazismo na Alemanha essa imigração ficou mais intensa, por conta disso se iniciaram as tensões entre judeus e árabes por conta do território.

Em 1947, a Inglaterra colonizadora da região da Palestina sem conseguir encontrar uma solução pacífica para a situação entre árabes e judeus leva a questão para a ONU que decide pela partilha da Palestina em dois estados autônomos, um árabe palestino e outro judeu. Após o anúncio dessa resolução se iniciam as hostilidades entre as partes e os pequenos confrontos começam a ocorrer.

Porem, mesmo com a negativa do mundo árabe o estado de Israel é criado em 1948. Em 1947 no ano da resolução de partilha da região da Palestina, a liga árabe invade Israel, esse conflito ficou conhecido como guerra árabe-israelense. Com o apoio da URSS Israel sai vitorioso da guerra. Sendo que o Estado de Israel que pela partilha da ONU deveria ter 14.942 km aumentou para 20.673 km o equivalente a 78% do território palestino.

Teve inicio a diáspora palestina, onde milhares de palestinos refugiados se alojaram em acampamentos criados pela ONU através do UNRWA. A maioria desses, expulsos de suas terras. Apesar dos esforços da ONU para garantir o retorno dessas pessoas para seus lares, criando resoluções para tal, Israel sempre ignorou tais resoluções e nunca permitiu o retorno dessas pessoas.

No ano de 1964, é criada a Organização para a libertação da Palestina, a OLP, que tinha como objetivo a destruição de Israel e a criação de um Estado árabe-palestino. Desde sua criação a OLP contou com o apoio da URSS e do bloco socialista, enquanto Israel contava com a parceria com os EUA, líder do bloco capitalista.

Em 1967, durante nova guerra, a chamada guerra dos seis dias Israel ocupou novos territórios árabes, inclusive palestinos. Nesse meio tempo o Conselho de Segurança da ONU e a Assembleia Geral votaram cinco resoluções no espaço de 14 meses, sendo que dentre essas uma que prorrogava a existência do UNRWA e outra que reafirmava os direitos dos civis nas áreas ocupadas, sendo que mais uma vez todas as medidas foram ignoradas por Israel, e pelo contrario, manteve sua postura de expulsão e expropriação das famílias árabes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com