TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Ensaio: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Ensaio  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: Quais são as principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”?

Uma das principais características do “Estado Herdado” é a situação não desejada, onde as políticas públicas não estão estabelecidas de acordo com as expectativas e as necessidades da população. No “Estado Herdado” podemos perceber que ele é estado negativo, pois surge em um momento indesejado, como já ocorreu no Brasil no período da ditadura militar, onde se criou um Estado patrimonialista e autoritário.Já o “Estado Necessário” se caracteriza pelo processo de pesquisa, análise e adequação, onde podemos perceber os processos que se passa até que seja feita uma melhora nas condições de vida da população, onde a descoberta das reais necessidades da população é ponto chave do “Estado Necessário”, pois ao contrário estaríamos sendo prepotentes, querendo ser superiores aos outros, onde pensamos que somos sabedores das reais necessidades das outras pessoas, onde nem sempre o que precisamos é o que a outra pessoa necessita. O “Estado Necessário” ele é aquele que na qual buscamos identificar e solucionar todos os problemas da população e é através dele que buscamos uma vida com qualidade.

Questão 2: De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?

O Planejamento Estratégico Governamental auxilia quando através dos planejamentos, das pesquisas, das ideias, busca questionar velhos paradigmas utilizados no Estado Herdado como por exemplo ser injusto, monopolizador de poder, autoritário, enfim ele busca planejamento que tenta diminuir a burocratização, com a corrupção e diversos outros fatores que acabam tornando a administração ineficiente. Com isso através de suas estratégias traçadas podemos perceber o envolvimento do planejamento, fiscalização e avaliação de obras que são realizadas pelos governos.

Questão 3: Por que o conceito de “Administração Geral” é entendido pelo autor como inadequado ao tratamento da gestão pública?

O termo Administração Geral foi considerado inadequado porque o mesmo pode ser utilizado em diversas áreas da administração de empresas privadas e também em diversas áreas da sociedade, e a gestão pública ele e voltada para a população, voltada para o público.

Questão 4: Qual a diferença entre o termo Gestão Pública e Administração Pública?

Gestão Pública – apesar de a palavra estar ligada à administração, são termos distintos, e este é aplicado pela administração do setor público, algumas importadas do setor privado.

Administração Pública – esta ligado aos conceitos de planejar, comandar, controlar, coordenar, organizar, aplicação na busca de lucratividade, conceitos utilizados nas políticas publicas, voltadas para o atendimento das necessidades da população, colocando as funções relacionadas com a gestão em prol do coletivo.

Questão 5: Na sua opinião a administração é ciência, arte ou ideologia?

Acho que é um pouco de cada, pois vista como arte, é uma pratica que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com