TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Ambiental

Por:   •  3/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.115 Palavras (13 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]


ÍNDICE

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................

  1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL..........................................

Partidos verdes......................................................................................

Política ambiental no nível de empresas.............................................

  1. PRINCÍPIOS DA POLÍTICA AMBIENTAL......................................

Princípio de desenvolvimento sustentável............................................

Princípio de prevenção...........................................................................

Princípio da Responsabilidade..............................................................

Princípio de cooperação..........................................................................

  1. INSTRUMENTOS DA POLÍTICA AMBIENTAL.............................

Instrumentos administrativos.................................................................

Instrumentos técnicos............................................................................

Instrumentos econômicos e fiscais.......................................................

Instrumentos sociais...............................................................................

  1. PROBLEMAS DA POLÍTICA AMBIENTAL......................................

Problemas na relação de setores políticos................................................

Política Econômica....................................................................................

Infraestrutura............................................................................................

Política Agrícola........................................................................................

 

  1. CONCLUSÕES..........................................................................................

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................

  1. Introdução

      Por que nos últimos anos se fala do meio ambiente? O tema ambiental antes da década de 1960 era pouco mencionado e era visto como status secundário na agenda internacional; pois, nos grandes debates, só se falava de soberania, segurança e desenvolvimento militar. Contudo, com o passar do tempo, esses assuntos que pareciam menos importantes como: o livre comércio, os direitos humanos, narcotráfico, meio ambiente e outros passaram a tomar mais peso no cenário global, sendo assim temas que não poderiam ser deixados de lado. Como descreve Sato (2000, p.27) “As tradicionais questões relativas à segurança não deixam de ocupar posição de destaque, mas passaram a ser vistas de modo cada vez mais integrado a esses novos temas da agenda internacional”. O alvo deste trabalho esta focalizado no âmbito ambiental, porque neste século as pessoas, empresas, instituições nacionais e/ou internacionais tem compreendido que não é possível ignorar o crescente impacto das atividades humanas porque o resultado de sobrecarregar ao planeta será prejudicial para o mundo. Por isto e muito mais é que se criaram políticas ambientais para proteger o meio ambiente; para punir a quem viola essas medidas; e conscientizar às pessoas a cuidar de tudo o que a natureza oferece porque os recursos estão se esgotando. Durante a elaboração deste projeto se detalharam a profundidade as principais questões que abrange a Política Ambiental tendo como objetivo geral promover a sustentabilidade ambiental no processo de desenvolvimento para melhorar a qualidade de vida humana, garantindo um meio ambiente livre de contaminação, protegendo e preservando a natureza e conservando o patrimônio ambiental. Consequentemente estão os objetivos específicos que são a recuperação e melhora da qualidade ambiental que vai se lograr estabelecendo políticas e gerenciamento nas indústrias e/ou empresas. Outro objetivo é prevenir a degradação ambiental através de avaliação de projetos de inversão e fomentando o uso sustentável dos recursos humanos. Para uma melhor compreensão, a continuação se apresentam os temas deste projeto de pesquisa.

  1. Desenvolvimento sustentável.

A Política Ambiental é o meio pelo qual leis que referem-se ao respeito ao meio ambiente é usado para direcionar a sociedade a ações que visem preservar, melhorar e recuperar o sistema ambiental, para que todos possam desfrutar de um meio ambiente equilibrado.

No início da década de 1970 estudos sobre as mudanças climáticas foram iniciados pela Organização das Nações Unidas já que a humanidade em virtude da crise ambiental que alastrou o mundo começou a se afligir sobre as questões ambientais. A partir desses estudos surgiu o conceito de Desenvolvimento Sustentável, que nada mais é do que buscar o desenvolvimento econômico, priorizando a preservação do meio-ambiente. O Clube de Roma, que é formado por pessoas das mais variadas esferas da sociedade, classes econômicas, e países, surgiu a partir de questionamentos sobre a preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Em 1972 um relatório a respeito da preservação ambiental, foi requisitado pelo Clube de Roma que por consequência gerou a obra “Os limites do crescimento”, essa obra teve alcance mundial, tornando-se um dos documentos mais vendidos sobre meio ambiente no mundo, isso aqueceu as discussões sobre as condições do meio ambiente, o resultado significativo se deu na Conferência das Nações Unidas de Estocolmo, após isso o conceito de Desenvolvimento Sustentável passou a ser adotado como expressão oficial nos documentos da ONU, WWF e IUCN. Desde então diversas reuniões, debates, conferências, publicações, encontros e seminários tem sido feitos em âmbito mundial a respeito do Desenvolvimento Sustentável.

Partidos verdes

Os Partidos Verdes lutam por uma sociedade que seja capaz de valorizar a preservação e respeito ao ecossistema, surgiram como instituição política na Tasmânia, Austrália nos anos 70, após isso se espalhou por todos os continentes, hoje está constituído em 120 países e é a quarta maior bancada no Parlamento Europeu. Já no cenário político brasileiro o partido surgiu na década de 80, a primeira manifestação político partidária no Brasil com o nome de Partido Verde ocorreu no estado do Paraná em 1982, um dos ideais defendidos pelo Partido Verde brasileiro, é que apenas através do desenvolvimento sustentável como única forma de garantir que toda a população do país tenha acesso às coisas mais básicas oferecidas pelo meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (250.6 Kb)   docx (61.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com