TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  2.717 Palavras (11 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 11

1. Apresentação 4

1.1 Introdução 5

2.Burocracia 6

3.Teoria Dente de Engrenagem 7

4.Agentes Públicos 9

5. Modelo de Sucesso 10

6.Projeto fora do País 11

7.Conclusão 13

8.Bibliografia 14

1. APRESENTAÇÃO

O trabalho em questão aborda todos os aspectos da administração pública, desde a teoria à aplicação, os objetivos propostos são desenvolver habilidade e competências aplicadas na disciplina de administração pública do curso de Gestão Pública. As diretrizes curriculares desempenhadas no projeto são:

Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente,

introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.

Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.

Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações.

Buscando em todas as ferramentas o aperfeiçoamento de cada uma, aprimorando assim, o aprendizado e o resultado proposto.

1.1 INTRODUÇÃO

Administração pública pode ser traduzida como o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que buscam colaborar com as necessidades da sociedade, por meio da educação, cultura, segurança, saúde, etc.

Por outro lado a administração pública esta voltada ao interesse público, sendo dividida em administração direta ou indireta. A administração direta é aquela exercida pelo conjunto dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, ou seja, nesse caso não possuem personalidade jurídica própria, patrimônio, nem autonomia administrativa.

Celso Antônio Bandeira de Mello (2004:130) afirma que a administração direta “atua diretamente por meio dos seus Órgãos, isto é, das unidades que são simples repartições interiores de sua pessoa e que por isto dele não se distinguem.”

Compreende-se como “centralizada” também chamada administração direta, pois o Estado é ao mesmo tempo o titular e o executor do serviço público. Os órgãos envolvidos precisam de um representante legal (agente público) para constituir a vontade de cada um deles, tratando-se de desconcentraçãodo poder na Administração Pública. Onde há desconcentração administrativa vai haver hierarquia, entre aquele Órgão que está desconcentrando e aquele que recebe a atribuição (exemplo: Delegacias Regionais da Polícia Federal, Varas Judiciais, Comissão de Constituição e Justiça).

A administração indireta diferentemente da direta, o Estado transfere a execução das tarefas para outras pessoas jurídicas, ligadas a ele para realizar. A administração indireta é composta pelas autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas e outras entidades de direito privado. Tais entidades possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa.

Por outro lado entende-sea administração indireta como “descentralizada” , pois não há vinculo hierárquico entre a administração central e as entidades que recebem a titularidade e a execução destes poderes , ou seja, as entidades não são subordinadas ao Estado. Entretanto existe uma fiscalização entre elas, chamado “controle”.O Controle é “o poder que a Administração Central tem de influir sobre a pessoa descentralizada”. Assim, enquanto os poderes do hierarca são presumidos, os do controlador só existem quando previstos em lei e se manifestam apenas em relação aos atos nela indicados”. Celso Antônio Bandeira de Mello (2004:141)

Estas Entidades são personalizadas, portanto, possuem vontade e capacidade de exercer direitos e contrair obrigações por si próprios.

Há também a concessão que o Estado dá ao concessionário que deve ser feita por meio de licitação, garantindo um processo limpo e com vantagens ao Estado.

Portanto entende-se que administração pública envolve diversos fatores de extrema importância que reflete diretamente a população brasileira, por meio de licitações, governança, liderança, network, administração, transparência, finanças entre diversos outros requisitos ligados a esfera pública, e que no Brasil muito se reivindica pela má administração.

2. ETAPA 1 - BUROCRACIA

“A Teoria da Burocracia surgiu na Teoria Geral da Administração ao redor da década de 40, quando a Teoria Clássica e a das Relações Humanas lutavam entre si pela conquista de espaço na teoria administrativa e já apresentavam sinais de obsolescência para sua época.” (CHIAVENATO, 1983, p. 316).

A burocrocia desempenha dois papeis na mente da população brasileira, uma de garantia e a outra de lentidão, isso está ligado diretamente a administração pública, pois é baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.

Para Max Weber sua teoria baseou em sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário.

De acordo com Weber, as principais particularidades de um sistema burocrático são:

• Funcionários que ocupam cargos burocráticos são considerados servidores públicos;

• Funcionários são contratados de acordo com a sua competência técnica e qualificações específicas;

• Funcionários cumprem tarefas que são de acordo com regras e regulamentos escritos;

• A remuneração é baseada em salários estipulados em dinheiro;

• Funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com