TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA : A GRANDE TRANSFORMAÇÃO DO FIM DO SÉCULO XX

Por:   •  1/4/2018  •  Resenha  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

ALISON DOS SANTOS

[pic 1]

RESENHA DE

“A GRANDE TRANSFORMAÇÃO DO FIM DO SÉCULO XX”

Canoas

2017/2

RESENHA

        O texto “A grande transformação do fim do século XX” nos traz um panorama dos acontecimentos ocorridos nos últimos vinte e cinco anos do referido século, a fim de clarificar o que foram e para onde apontam essas mudanças e transformações da ordem capitalista. Podemos elencar em seis grandes transformações, quais sejam:

1) No campo geopolítico mundial, a derrota militar norte-americana no sudeste asiático foi seu ponto de partida, sendo sucedida por uma série de fracassos políticos e militares na década de 1970. Porém na década seguinte ocorre uma ofensiva ideológica anticomunista juntamente com uma corrida tecnológico-militar que irá culminar com o fim da Guerra Fria e consequentemente da URSS. Como consequência temos uma monopolização político-militar mundial de uma espécie de império anglo-saxão.

2) No campo político-ideológico, ocorre uma ofensiva geopolítica, iniciada na década de 1960, mas que ganha força na década de 1970, quando o pensamento conservador propunha o fim das políticas keynesianas e de bem estar social. A restauração conservadora, ocorrida nos Estados Unidos e logo disseminada pelo mundo, provocou a convergência no campo das ideias, culminando na hegemonia mundial do pensamento neoliberal.

3) No campo econômico, na década de 1960 deu-se o início do processo de desregulamentação financeira, que havia iniciado com a criação do euromercado de dólares e após com o fim do acordo em Bretton Woods. Como produto final desta transformação, nasce nos anos de 1990 uma finança mundial privada e desregulamentada.

4) No campo das tecnologias, principalmente após a década de 1970, com o avanço da microeletrônica, dos computadores e das telecomunicações, altera-se a velocidade e circulação de informações mundiais, que facilita a integração em tempo real de todos mercados financeiros e provoca mudanças produtivas e gerencias: principalmente o aumento da produtividade e lucratividade à custas da redução de postos de trabalho.

5) No campo do trabalho, a crise da década de 1970 provoca em quase todo mundo a desaceleração do crescimento e uma reestruturação produtiva, fazendo cair o número do operariado fabril e crescer o trabalho precarizado, subcontratado e terceirizado, fazendo o desemprego atingir no fim do século XX, um terço da população mundial economicamente ativa.

6) No campo da periferia capitalista, ocorre uma mudança de estratégia, resultado da crise econômica mundial da década de 1970. Essas economias periféricas aparecem ao fim da década de 1990 com um universo relativamente homogêneo do ponto de vista de suas políticas econômicas.

Existe quase um consenso, de que estas foram as principais transformações que alteraram a geopolítica mundial no fim do século XX, havendo divergências apenas na forma como cada um as interpreta. Para alguns, as transformações tecnológicas somadas à expansão de mercados, acabaram por derrubar as fronteiras territoriais, que por consequência promoveu a redução da soberania dos Estados Nacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (168.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com