TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica o Fim do Improviso

Por:   •  10/11/2015  •  Resenha  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha crítica

O fim do improviso. Ana Luiza Herzog. Exame

Por: João Paulo Silva, Maria Vitória Da Silva Vieira (FACIP/UFU)

“O fim do improviso”, escrito por Ana Luiza Herzog, editora da revista Exame, o qual foi publicado na mesma, foi publicado em 2008, na mais importante revista de economia e negócios do país. A publicação diz respeito a situação atual de “planejar” ações de uma nova maneira, devido a mudança nos aspectos econômicos e administrativos tradicionais no país.

A autora inicia seu artigo citando a decisão do grande grupo atacadista Martins, em iniciar um planejamento estratégico de longo prazo, nunca antes definido na empresa. Novas e grandes metas e uma mudança drástica dentro da empresa, que só ocorrerá devido a estabilidade econômica do país. Devido ao bom crescimento da economia brasileira desde 2001, o plano de crescimento de muitas empresas está dentro de um cenário bastante otimista, e as empresas demonstram segurança diante dessa estabilidade, apesar da rápida introdução tecnológica elevando o nível de concorrência entre as empresas.

O sistema participativo na tomada de decisões também foi modificado de forma que todos colaboradores apareçam e ajudem nos detalhes e opiniões do planejamento estratégico de muitas empresas, como o caso da rede de varejo Smart, que garimpou até clientes e fornecedores na participação para elaboração de seu plano estratégico. A subsidiária da Volvo aqui no Brasil, resolveu trocar suas reuniões a cada quatro meses, por reuniões que definissem coisas maiores e melhores e que não ferisse ou causasse mudanças repentinas afogamento de bons projetos, por exemplo. As empresas estão projetando cenários com períodos bem maiores ao anteriores, a participação de vários níveis de funções nas decisões, na antecipação de novas mudanças e tecnologias para alcançar a concorrência fazem parte da visão de futuro de muitas empresas.

Mas nem todos os profissionais estão preparados para adentrar a essa nova conjuntura e modelo administrativo. A grande detentora de shoppings centers no Brasil BR Malls, por exemplo, encontrou dificuldade para formalizar a equipe de profissionais com  capacidade para pensar nesse novo modelo de planejamento.

A publicação está numa importante revista de negócios do país. Ao analisar, o tema principal tratado que é um novo modelo de planejamento estratégico, nota-se que as empresas brasileiras estão entrando em um novo patamar de desenvolvimento na área de planejamento e projetos, que traz um desenvolvimento e crescimento por completo. Empresas de certa forma, mais otimistas também com o país e com esse novo panorama de estabilidade econômica. É notável, que nos exemplos mostrados, identificamos a necessidade que essas empresas estão começando a ter por profissionais que também acompanhem essa nova fase de aproveitamento da estabilidade econômica, e é claro, junto com esse “longo prazo” que se alongou ainda mais, surjam novas  ideias ainda mais brilhantes na elaboração de projetos que caracterizem e dê chance a um país que tem sede por inovação e melhorias. Mas hoje 2014, 6 anos depois da publicação deste artigo, será que muitas dessas empresas se prepararam para o baixo crescimento visto nos dias de hoje, embora, isso devera estar no planejamento de riscos dessas empresas? Interessante uma analise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com