TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha mar sem fim

Por:   •  29/5/2015  •  Artigo  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  2.365 Visualizações

Página 1 de 3

GAMA

Mar Sem Fim

360° ao redor da Antártica

[pic 1]

Resenha

Nome: Carlos Diego Cecconello                                                                            Turma : 201

Mar sem fim

Amyr klink

          No dia 31 de outubro de 1998 Amyr tem que deixar a mulher,  Mariana, e as duas filhas em Paraty, decidido realizar um grande projeto. Dezoito mil  milhas de grandiosidade para ser mais exato. Amyr  se lançar o mar com um objetivo, dar a volta ao mundo,  se não bastasse o enorme desafio, a rota escolhida o tornava ainda maior, dar a volta ao mundo contornando o continente Antártico.

         Após muito planejamento, Amyr sai de Paraty a bordo de seu veleiro chamado “Paratii” e desce até a Geórgia do Sul. Dali  segue sempre em frente, embalando pelos frios ventos do sul. Mesmo com um barco  bem equipado e  com sofisticados equipamentos,  ele estava diante do seu maior desafio,  velejar sozinho. Enfrenta períodos de mar agitado, sem visibilidade com  ventos fortes, e muito gelo.

          A árdua rotina de navegar só, não dava descansos, em trechos mais perigosos Amyr dormia 25 minutos a cada hora de vigia. No meio da viagem por  um descuido,  seu período de sono se estendeu mais que deveria, e ao acordar, seu barco estava na rota de um homem imenso iceberg,  apesar do grande susto parecia que não navegava sozinho,  talvez a única explicação para o acontecido fosse que estava sendo guiado por Deus,  ou seu barco criara vida própria e tratou de desviar do grande pedaço de gelo,  que poderia ter custado sua vida.

         Após muitas aventuras, como ter passado o réveillon em meio de uma tempestade que aparenta a ser eterna, ele consegue atingir seu objetivo. E ao  fim da expedição  Amyr cita um dos maiores legados da viagem, quando diz:

        -“Hoje entendo bem meu pai. Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livro ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece, para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como imaginamos e não simplesmente como ele é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.”

       Após 144 dias no mar um verão inteiro viajando em latitudes onde o sol  nunca se esconde, Amyr retorna para sua família,  com muitas  saudades,  mas com jeito diferente de viver, agora um novo homem, que passa a enxergar tudo  de uma perspectiva diferente. Aproveitando ao máximo cada momento. Afinal "O mar não é um obstáculo: é um caminho" e “ O mar da vida não tem mesmo fim”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (249.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com