TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha 13 Dias que Abalaram o Mundo

Por:   •  2/5/2022  •  Resenha  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

O longa 13 Dias Que Abalaram O Mundo (2000) de Ronald Donaldson aborda detalhadamente as negociações e tensões que se passaram durante a Crise dos Mísseis, em outubro de 1962. O presidente dos Estados Unidos, seus conselheiros e generais são as figuras principais, e encontram-se em uma situação delicada: sob ameaça dos mísseis soviéticos posicionados em Cuba, devem decidir: atacar primeiro enquanto os armamentos ainda não estão operacionais e correr o risco de desencadear uma guerra nuclear de proporções mundiais, ou investir em soluções diplomáticas e de contenção, arriscando a vida de milhares de americanos.

A tensão dentro da própria Casa Branca, entre o presidente, o congresso americano e o exército fica explicita, em especial por se tratar de um momento em que Kennedy poderia arriscar a governabilidade de sua administração caso tomasse uma decisão que não agradasse a todos. Diante disso, Kennedy opta por deixar a ameaça cubana em segredo do povo americano nos primeiros dias, adiando ações militares enquanto a tensão escalava. Assim, com o passar dos dias o presidente viu-se cada vez mais sem opções.

Com a ameaça de ter a história vazada na mídia, decide enfim comunicar sua decisão a nação: a princípio, optou por estabelecer apenas um bloqueio naval (chamado de “quarentena” para evitar o termo militar) que impedisse a entrada de novos armamentos em terras cubanas. Com isso, o presidente John Kennedy se viu tendo que lutar contra os desejos de guerra dos generais americanos que ansiavam uma oportunidade de reparar o fracasso da invasão à Baía dos Porcos em 1961.

O conflito retratado na obra “marked the apex of Soviet-American tensions” (BRADLEY, 2010, p. 456), e é considerado por muitos o momento mais dramático da Guerra Fria. Durante o filme, são levantadas diversas proposições de solução para a situação, sendo a principal delas uma invasão à Cuba para destruir os mísseis soviéticos, que logo fora descartada pelo potencial de desencadear uma Terceira Guerra Mundial devido as alianças militares vigentes na época e as regras de combate militar. Essas regras foram um grande problema, visto que um piloto americano foi de fato abatido por soviéticos em território cubano durante um voo de reconhecimento, e a resposta adequada, segundo as regras de combate, seria retaliação por meio de uma declaração de guerra que, contrariando os líderes militares, o presidente Kennedy barrou.

No momento de encontro entre as forças navais soviéticas e americanas o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, interpretado por Dylan Barker, disse: “Isso não é um bloqueio, isso é linguagem. Um novo vocabulário para pessoas que o mundo nunca viu. É o Presidente Kennedy se comunicando com o Secretário Khruschov”. A citação do Secretário evidencia uma das principais características da Guerra Fria: as mensagens, e o modo como elas deviam ser transmitidas. A disputa era muito maior que o conflito armado. O que estava em jogo era o título de superpotência hegemônica, líder da Nova Ordem Mundial. Neste cenário, cada ação tomada deveria ser meticulosamente calculada, já que ambos os lados não desejavam e temiam um combate direto.

Com a ameaça de elevar o enfrentamento do campo ideológico e de influência para um combate militar direto, os chefes das duas superpotências se viram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com