TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Avaliativa: Getúlio

Por:   •  26/8/2018  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA
Resenha avaliativa: ‘Getulio’

Alessandra Araujo Bonaveri

Belo Horizonte

2018

-Falar sobre Getulio
-Faalr sobre o filme
-Falar sobre a poltica externa
-Opinioes a mais e conclusão

O filme Getulio aborda os últimos dias do presidente e de toda a situação ao seu redor naquele momento e também da política. Pode-se dizer que é um filme que mostra bem o lado humano de Getulio, focando muito na relação dele com ele mesmo, com pessoas próxima e com o Brasil de forma geral.
Toda a trajetória contada no filme, ao meu ver, tenta passar para o espectador alem da situação do Brasil dos últimos dias de poder de poder de Getulio Vargas (e de vida também) mas também o porque de seu suicídio, tudo isso tendo inicio com a tentativa de assassinato de um jornalista deixando como vitima porem um membro da aeronáutica.
A partir daí começam acusações de todos os lados, ate que julgam como culpado homens ligados a Getulio pelo crime, de fato os dias entre o crime e o suicídio de Getulio foram determinantes no destino do pais, é possível como  que um fato (talvez relacionado ou não) à questões políticas pode ser determinante em certas situações, como interesses e inflçuencia da mídia repercutem a situação e afloram o lado interessante para eles.
Apesar do filme ser um ótimo filme didático, por de fato abordar uma período histórico de maneira apurada, eu pessoalmente acredito que ele seja levemente tendencioso por assim dizer, não tão impracial, mas isso corre com todos os filmes, ate porque o diretor que passar uma idéia, um noção pessoal. Mas de qualquer maneira pode se dizer sim que o filme é levemente tendencioso, não no sentido total de ser pro-getulio,  apenas na inteção de mostrar os mecanismo dentro da política (que de fato faz de uma ótima maneira) , mas reitero que ate mesmo essa disputa entre Getulio e seus adversários abordada no filme não elabora de maneira tão forte assim a imagem de um herói e seus inimigos, não é algo tão nítido, é apenas trabalhado, mostrando através de fatos um conflito que gerou no suicido de um homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com