TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Avaliativa Alfabetização e Letramento UNIBF

Por:   •  15/3/2022  •  Resenha  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  1.027 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Resenha Avaliativa

Acadêmico (a): Nayhara Santos Cavalcanti

Curso: Formação Pedagógica em Pedagogia

Disciplina: Metodologia e Prática de Ensino da Alfabetização e Letramento

Com base no texto indicativo você deve elaborar uma redação, de duas a cinco páginas, no modelo resenha.

        

Texto:

A ONG Caminhos da Esperança (Organização Não Governamental), situada na periferia de Fortaleza, tem por objetivo colaborar com o estado na formação de cidadãos letrados. Para isso, ela organiza ciclos de debate para entender a história da comunidade e das pessoas que ali vivem. Além disso, essa ONG busca recursos governamentais e não governamentais e oferece à população ensino noturno para quem não teve acesso à escola na época devida.

Porém, como a mão de obra é escassa, ela contrata monitores que não têm graduação nas áreas de educação. Tais monitores, apesar da metodologia de envolvimento com a comunidade, desconhecem e não participam de formação específica na área de alfabetização e letramento. Dona Olga, a professora, utiliza uma velha cartilha nas suas aulas. Os alunos, mesmo motivados, não conseguem obter êxito na escrita e na leitura.

1) Considerando a situação dessa ONG, descreva os empecilhos que podem ocorrer na prática pedagógica da professora. Essa descrição pode ser apresentada em forma de tópicos comentados.

2) Descreva quais comportamentos da ONG estão adequados ao processo de alfabetização e letramento.


Resenha avaliativa

  1. Considerando a situação dessa ONG, descreva os empecilhos que podem ocorrer na prática pedagógica da professora.

Desalinhamento com os alunos e o uso de cartilha:

Foi relatado o uso de uma cartilha antiga, esse material de ensino pode conter métodos defasados ou focados para a alfabetização do público infantil, desconsiderando as necessidades e especificidades dos alunos do período noturno enquadrados no EJA. Dessa forma o ensino deveria se basear nas características dos educandos, buscando a metodologia que melhor se adeque a essa situação, sempre amparada nos termos descritos na BNCC.

Ao pensar na alfabetização daqueles que não tiveram oportunidade na época devida pode-se tomar como referência a metodologia proposta por Paulo Freire a qual palavras geradoras presentes na cultura do educando são utilizadas afim de atribuir relevância e significado ao processo de alfabetização em etapa silábica. Deste modo ao suspender o uso de textos fictícios propostos nas cartilhas e reconhecer que o estudante é um ser histórico social ativo portador de vivencias e conhecimentos a partilhar; um plano de aula significativo e de impacto pode ser aplicado ordenado pelo diálogo e a conscientização política, a partir das situações de vida dos sujeitos aprendizes.

 

Ausência de formação e atualização:

Embora o intuito dos voluntários seja louvável, o processo de ensino deve ser realizado por indivíduos minimente capacitados para tal. O texto não deixa claro se a professora Olga é pedagoga ou se faz parte do grupo de voluntários sem formação adequada.

Analisando a primeira hipótese pode haver defasagem nos conhecimentos da professora por ausência de atualizações mediantes cursos de formação continuada; manter-se atualizado e buscar as novidades no âmbito educacional garante um ensino fluido, inovador e coerente com as mudanças e necessidades da sociedade. Já ao considerar a segunda hipótese, a ausência de formação básica acarreta erros de abordagem e/ou metodologia, podendo dificultar ou impedir o progresso de aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (731.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com