TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Carta das Nações Unidas

Por:   •  21/6/2022  •  Resenha  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

A Organização das nações unidas (ONU) é uma organização internacional que reúne diversos países que voluntariamente tem a intenção de promover a paz, a cooperação e o desenvolvimento mundial.

Antes de sua existência, havia uma organização conhecida como liga das nações, criada a partir dos 14 pontos de Woodrow Wilson, esta tinha como objetivo uma proposta de paz negociada pelos países vitoriosos na primeira guerra mundial. Porem com a segunda guerra mundial a organização foi considerada um fracasso.

A ONU foi criada oficialmente no período pós 2° guerra mundial motivada pelos conflitos internacionais que culminaram na necessidade de buscar a paz entre as nações.

Diversos princípios e teorias contribuíram para a criação da ONU, porem a teoria que está mais presente é o liberalismo e algumas de suas vertentes. Questões como a da paz mundial, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o desarmamento, o terrorismo, a igualdade de gênero, a produção de alimentos, as emergências de saúde etc. Isso Fica muito claro na carta das nações unidas principalmente no preambulo e no primeiro capítulo (propósitos e princípios) quando são citados o desejo da manutenção da paz e segurança internacional, de evitar as guerras, de cooperar entre os estados membros e de promover e garantir os direitos fundamentais do homem.

O Liberalismo é o oposto do realismo. O realismo no âmbito internacional é regido pela anarquia e em como um estado influencia o outro pelo poder, mais especificamente o militar.

O liberalismo ocorre principalmente no campo das ideias, é de natureza rigorosamente pacífica. Seus principais aspectos são dados pelo progresso, direito à educação, acesso à informação, pela igualdade jurídica e pela tolerância religiosa.

O Liberalismo, então, preza pelo individualismo, liberdade, tolerância e constitucionalismo, em oposição ao conservadorismo.

No liberalismo o imperialismo é um motivo de guerra, pela falha de equilíbrio de poder que faz com que o Império "mande" nos estados e no ... Internacional e pela falta de democracia em alguns governos. Isto vai de encontro à explicação realista de que as guerras se devem à anarquia do sistema internacional. As duas teorias também divergem entre si com relação à importância dada às instituições internacionais; O Realismo não credita nenhuma importância nas instituições, já o Liberalismo vê nelas a importância de assegurar a descentralização no âmbito internacional, algo que assegure a liberdade política e economia dos estados.

No realismo predomina-se dois conceitos: O poder e o conflito e identifica a natureza humana como egoísta, predatória e propensa à conquista.

Com base nos próprios interesses, os indivíduos se organizariam em Estados, os quais também agiriam na busca do próprio interesse nacional, igualmente definido em termos de poder, tanto militar quanto econômico. No contexto de um sistema internacional anárquico e inseguro, cada um desses Estados deveria então tratar de conter os demais, procurando manter um certo equilíbrio de poder, de modo a minimizar a insegurança ligada a ameaças externas.

Ou seja, no realismo também há o equilíbrio de poder porem este é baseado na insegurança. Tanto que uma das bases do realismo é o chamado self- help que é uma teoria que o estado só pode contar com si próprio, mesmo havendo cooperações com outros estados, estar em estado de constante vigilância pois a qualquer momento podem abandonar a cooperação e agir em favor de si próprios.

Nessa teoria parte do pressuposto que o poder é o fim primeiro da ação política, seja na arena doméstica (onde os políticos lutam para maximizar o seu poder) seja na arena internacional (Estados nação como agentes básicos que maximizam o seu poder). A teoria tem, portanto, mostra que as nações e os políticos apenas procuram (e talvez possam apenas procurar) o poder ou o interesse próprio. O realismo político pressupõe que os interesses devem ser mantidos pelo exercício do poder e que o mundo se caracteriza por centros de poder em competição. 

Em geral o realista político tem por pensamento que o agente relevante (o político, a nação, a cultura) assegure a sua própria sobrevivência, que antes de olhar a necessidade dos outros deve olhar a sua própria.

O realismo político é muito presente no capítulo V da carta as nações, onde é falado sobre o conselho de segurança.

O Conselho de Segurança foi fundado em 1946. É o único órgão que tem capacidade de adotar resoluções obrigatórias para todos os Estados-Membros do sistema internacional, além disto, o conselho pode autorizar intervenção militar para garantir a realização de pautas obrigatórias, como também tem poder de autorizar o desdobramento de operações de manutenção da paz e missões políticas especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com