TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica

Ensaios: Resenha Crítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

THALITA RODRIGUES

O QUE É SERVIÇO SOCIAL

Santos

2014

THALITA RODRIGUES

O QUE É SERVIÇO SOCIAL

Resenha apresentada a Universidade Federal de São Paulo para avaliação na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico ministrado pela professora doutora Ana Maria Ramos Estevão.

Santos

2014

O que é Serviço Social

ESTEVÃO, Ana Maria Ramos. O que é Serviço Social. 2. ed. São Paulo: Brasiliense. 1983.

Definir o que é serviço social, pra que serve a profissão e como se realiza, não é tão simples. De fato, para explicar essa profissão é necessário entender o contexto histórico e político em que se situa. E é nessa perspectiva que a autora nos leva a refletir sobre as transformações no significado dessa profissão, desde o seu surgimento até os dias atuais.

Para efetivamente explicar o questionamento que dá nome a obra: O que é Serviço Social, a autora sugere que primeiramente se conheça o que fazem e pensam esses profissionais, contando um pouco da sua história e mostrando que a profissão sofre com suas contradições, dificultando o entendimento dos assistentes sociais, que não sabem o que fazer com a profissão.

A obra nos revela o nascimento da profissão. Estado (governo) e Igrejas (Católicas e Protestantes) se unem para resolver os problemas sociais apresentados pelo desenvolvimento do sistema capitalista. O primeiro fica responsável em manter a paz política e o segundo em cuidar da vida social dos pobres, ou seja, fazer caridade. Com o capitalismo em grande desenvolvimento, solucionar os problemas sociais, era entendido de uma forma individual, “reformar os costumes” de cada indivíduo. E nesse sentido as damas da caridade procuravam conhecer as necessidades de cada um, visitando os pobres, analisando os pedidos, procurando empregos para os desempregados, prevenindo os problemas derivados da pobreza. Vale ressaltar que até esse momento, a assistência social não é exercida como profissão, sendo apenas contribuição voluntária dos ricos para os pobres.

O acontecimento que marcou a organização da Assistência Social desse período foi a criação da Sociedade de Organização de Caridade, em Londres, em que se baseavam em alguns princípios para a realização dos trabalhos. A partir daí começa a se pensar em institucionalizar a profissão.

Em 1899 cria-se a primeira escola de Serviço Social, em Amsterdã, iniciando a secularização das explicações do mundo, sendo bases teóricas religiosas substituídas por explicações científicas e a Sociologia dará todo suporte teórico para o curso. Surge então uma figura importante, Mary Richmond, assistente social norte-americana, que começa a escrever explicando o que é fazer “assistência social” ou caridade e o Serviço Social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com