TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica V de Vingança

Por:   •  3/6/2019  •  Resenha  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do filme V de Vingança

O filme se inicia a partir de um mundo distópico governado através de um Estado completamente opressor, ate que surge surge ''V'', que é o personagem principal e emerge repleto de ideias revolucionárias. Com a ajuda de Eve ambos conseguem elaborar transformações que mudam as vidas dos cidadãos Ingleses.

Com base no roteiro é possível perceber alguns traços da Teoria Crítica que se deu como um projeto emancipatório da escola de Frankfurt que era neomarxista e queria se ver livre de todas as formas de dominação, não apenas de capital como as ideias Marx, mas também queria liberdade em relação a politica, gênero, etc.

A teoria critica busca uma ética discursiva universal, onde os princípios universais pedem necessariamente a redução das desigualdades e o respeito as diferenças, ''V'' se utiliza desses princípios para as alterações que planejam. Ele, mesmo imerso em ideais absolutistas consegue se desvencilhar e perceber as anormalidades que ocorriam em seu país.

 Como por exemplo temos as cenas em que as minorias são perseguidas, podemos perceber isso claramente na parte em que casais homo afetivos são oprimidos, presos e muitas vezes mortos, há também regras rígidas como o toque de recolher e a supressão da liberdade de expressão.

V com suas ações busca dar voz aos excluídos, a Teoria Crítica diz inclusive que se deve procurar novas formas de organizações politicas que não o Estado, buscando o fim da exclusão, deve-se questionar, buscar novas alternativas e procurar se manter distante da ordem dominante.

Devido exatamente a esse pensamento, o personagem principal tem como objetivo indispensável retirar os principais governantes do poder e explodir o Palácio de Westminster onde esta localizado o parlamento, uma vez que com a queda do mesmo também haveria a queda do governo tirano que se instaurou na Inglaterra.

"V" consegue romper a estrutura de um governo totalitário pela base que o forma, o povo. Em resumo , transforma-se as ideias de um povo que até então é oprimido, inspirando-os , no caso de "V" , reconstruindo simbolos ( explosões e execuções) que representam o desmoronamento de uma velha ordem. As ideias afetam instituições e uma liderança tirana cai perante a revelação da verdade ao povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com