TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Elizabeth: A Era de Ouro

Por:   •  11/8/2021  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Relações Internacionais

Disciplina: História Moderna e Contemporânea

RESUMO - ELIZABETH: A ERA DE OURO

        O filme Elizabeth: a era de ouro é baseado nos fatos ocorridos no final do século XVI, de forma mais precisa, em 1588. Nesse viés, retrata-se o embate entre a “Invencível Armada Espanhola” de Felipe II, rei católico da Espanha, da Casa Habsburgo contra a rainha da Inglaterra: Elizabeth I, protestante, da Casa Tudor, ressaltada em diversos momentos durante o longa como a “Rainha Virgem”, por nunca ter se casado.

        A fim de um melhor desenvolvimento do tema, tal episódio está inserido no contexto da Reforma Protestante, junto a Contrarreforma, que afloravam e intensificavam as guerras e perseguições religiosas na Europa. A partir disso, realizando um recorte ao cenário inglês, o século XVI foi marcado por sangrentos embates entre protestante e católicos, inclusive no poder da monarquia inglesa, retratado diretamente no filme.

        Nesse sentido, a obra cinematográfica desenvolve as tramas recorrentes do século e do contexto ao qual ele se insere. De fato, o embate entre Elizabeth I e sua equipe de apoio com os católicos é ressaltada desde os primeiros minutos, que, junto às acusações de ilegitimidade desta ao trono, retratam a preocupação, por ora deslegitimada pela Rainha, com eles.

        A seu favor, a Espanha era vista como uma das potências da época em virtude das lucrativas navegações mercantis. A partir disso, Felipe II tece uma rede de infiltrados seguidores da crença católica nos arredores da monarca, com o intuito de tirá-la do poder, entre eles, destaca-se Mary Stuart (ou Maria), rainha da Escócia, a qual estava presa, por ordem de sua prima, a própria Elizabeth I. Como o Rei era extremamente religioso, Mary é usada como uma ferramenta para legitimação do ataque espanhol aos ingleses e acaba por ser decapitada por traição.

        Por fim, Felipe II é derrotado em águas inglesas, tendo a Rainha Elizabeth I como principal estimulante para tal feito. Após tal fato, há um crescimento cultural e econômico inglês, emergindo uma nova potência dos mares, justificando assim o complemento do filme: “Anos de Ouro”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com