TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topicos especiais de Logística

Por:   •  26/4/2015  •  Artigo  •  4.932 Palavras (20 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 20

Tópicos especiais de Logística

Unidade 1 – Logística Reversa e Urbana

A busca por posição competitiva tem levado empresas a adotarem e abandonarem com grande rapidez inúmeros conceitos, práticas e tendências administrativas. com isso, surge no cenário atual a preocupação com questões ambientais e praticas ligadas ao desenvolvimento sustentável.

3 pilares da sustentabilidade:

- preservação do potencial da natureza p/ produção de recursos renováveis

- limitação de recursos não renováveis

- respeito e realce para a capacidade de autodepuração dos ecossistemas naturais.

A intensa mobilização em torno do problema fez surgir iniciativas, oportunidades de negócios e potenciais fontes de vantagens competitivas. Plastico verde da Braskem e linha Ekos da Natura são exemplos de novos produtos criados a partir da conscientização da preservação do meio ambiente.

O desenvolvimento de novos produtos, implicando na reorganização da logística das empresas, ao incorporar questões ambientais na discussão sobre trade-off logístico.

A logística pode ser considerada como vantagem competitiva e sua gestão é um componente critico em muitas estratégias de responsabilidade ambiental, sobretudo pela definição de como e onde os recursos serão empregados e pela extensão de seus efeitos em todos os estágios da cadeia de suprimentos. A gestão Logistica pode contribuir enormemente par ao atingimento de metas sustentáveis por sua abrangência cobrindo todo o ciclo de vida do produto e também o ciclo reverso dos bens.

A logística é definida pelo Conselho de Profissionais de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (CSCMP) como a parte do Supply Chain Management que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo direto e reverso, a estocagem de bens ,serviços e as informações relacionadas entre o ponto de origem e o ponto de consumo, no sentido de satisfazer as necessidades do cliente.

Definimos desenvolvimento sustentável como “o desenvolvimento que atende as necessidades do presente, sem comprometer a habilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”. As empresas ambientalmente responsáveis passam a perseguir o 3BL – tripla linha de baixo – que representa a ultima linha dos demonstrativos financeiros, os três Os: People, Profit e Planet. Surgindo como alternativa para a construção de princípios sustentáveis, em operações logísticas, a adoção de abordagens como a Logistica Reversa, que está embutida em dois conceitos.

1º - ciclo de vida dos produtos. Que não se encerra no momento da entrega, pois ele pode ser avariado, tornar-se obsoleto ou retornar a origem para ser reparado, descartado. Essa operação exige uma serie de atividades, como coleta, separação, embalagem e expedição de itens usados.

2º - logística reversa hoje é conhecida como Logistica Verde, que engloba princípios sustentáveis com a produção limpa, onde os processos são revistos para gerar menos resíduos no processo produtivo, reduzindo o impacto ambiental.

O governo além de legislar e fiscalizar limites de emissões e regras de descarte e reciclagem de produtos poderia oferecer uma infraestrutura adequada para modais menos poluentes (ferrovia, duto, hidrovia) e melhorar a malha rodoviária para reduzir o consumo de combustíveis. A sociedade contribuiria adotando o descarte seletivo. A empresa poderia intensificar as mudanças internas na organização, promover ações nas atividades logísticas, utilização de modais menos poluentes, construção de centros de distribuição segundo diretrizes ecológicas e mudar a maneira como se relacionam com os terceiros (contratação de transportadoras com iniciativas ambientais).

Tipos de operação

As operações de Logistica Reversa são classificadas de duas maneiras

- Logistica Reversa pós-consumo: se caracterizam pelo encerramento do seu ciclo de vida e devem ser descartados (maneira convencional ou aterros). Exemplo: coleta de lata de aluminio

- Logistica Reversa pós-venda: a devolução dos itens comprados, devido a motivos comerciais (descumprimento contratual), erro na entrega do pedido, avaria de transporte, defeito ou falha de funcionamento.

Barreira para a Logística Reversa – falta de investimento e descaso da alta administração, falta de mão-de-obra especializada, tensão entre varejista e fabricante sobre o responsável pelos danos, elevado custo de transporte, falta de intermediário nos processos desse fluxo.

Logística Urbana

A concentração populacional nas cidades confere aos centros urbanos o papel de núcleos de consumo que devem ser abastecidos continuamente com fluxos de natureza e origem muito diversas. Essa concentração gera uma pressão sobre o espaço urbano levando as autoridades e a população a enfrentarem dificuldades para a regulamentação e uso do solo, manutenção e ampliação da rede viária.

Nesse contexto, o transporte de carga ao mesmo tempo em que sustenta a economia cidades, contribui para a degradação do meio ambiente, devido ao seu potencial na geração de poluição, ruídos, aumentos nos congestionamentos, entre outros.

Santos e Aguiar (2001, p. 189) define a movimentação de cargas como “a movimentação de coisas –distinta de pessoas- dentro de áreas urbanas, passando por 3 importantes tópicos:

- processo de distribuição física, que enfoca diversas atividades (manuseio, transporte, recebimento) entre o fabricante e o cliente

- agentes do processo

- o papel e natureza das cargas urbanas, principalmente na relação entre oferta e demanda.

Sinay et al. (2004) adota uma classificação com seis agentes do transporte de cargas em áreas urbanas: fabricantes, empresas transportadoras, varejistas, autoridades locais, comunidade e fabricantes de veículos

- os produtores são responsáveis pelo suprimento de bens e serviços demandados, buscando uma destacada participação e permanência no mercado, com ausência de perdas.

- as transportadoras buscam fretes compensadores e a qualidade de atendimento aos seus clientes, sua eficiência esta atrelada a adequabilidade dos veículos a infraestrutura viária, o processo de carga e descarga,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com