TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Autodesenvolvimento

Casos: Trabalho Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem;

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz;

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo;

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado;

 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem;

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação;

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão;

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

4

Sumário

1. INTRODUÇÃO..................................................................................5

2. CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE.........................................6

3. DESENVOLVIMENTO.....................................................................7

4. CONCLUSÃO....................................................................................8

5. REFERÊNCIAS..................................................................................9

5

Introdução

Durante o desenvolvimento da atividade consegui compreender todos os tópicos propostos durante as aulas e aplica-los nas atividades propostas. Neste documento irei apresentar soluções para as questões propostas no Ambiente virtual de aprendizagem utilizando as ferramentas propostas pelo projeto agenda 21.

Utilizando as ferramentas apresentadas nos vídeos das aulas temas de um a quatro irei apresentar possíveis soluções para o desenvolvimento sustentável.

O Desenvolvimento Sustentável do Planeta é um compromisso assumido por mais de 170 países na Conferência realizada durante a Rio-92, no Rio de Janeiro. Nesta Conferência, a implantação da Agenda 21, foi o mais importante compromisso firmado entre os países, onde mais de 2.500 recomendações práticas foram estabelecidas tendo como objetivo preparar o mundo para os desafios do século XXI.

A Agenda 21 é um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que se constituí na mais ousada e abrangente tentativa já realizada, em promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Trata-se, portanto, de um documento consensual resultante de uma série de encontros promovidos pela Organização das Nações Unidas, com o tema “Meio Ambiente e suas Relações com o Desenvolvimento”. O ponto central nesse processo é o levantamento das prioridades do desenvolvimento de uma comunidade e a formulação de um plano de ação, tendo em vista a sustentabilidade e a integração dos aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais, dentro de uma visão abrangente, ou seja, em longo prazo.

A Agenda 21 é sem dúvida alguma, um importante instrumento nesse caminho de mudanças. Podemos dizer, que o objetivo da Agenda 21 é o de promover o Desenvolvimento Sustentável. Isto significa que devemos melhorar a qualidade de vida do futuro, adotando iniciativas sociais, econômicas e ambientais que nos levem a um planejamento justo, com vistas a atender às necessidades humanas enquanto se planeja cuidadosamente os diferentes usos dos recursos naturais, possibilitando assim, o mesmo direito às gerações futuras. Para atingir tal objetivo, as cidades têm a responsabilidade de implementar as Agendas 21 Locais,

6

através de um processo participativo e multissetorial, visando a elaboração de um plano de ação para o desenvolvimento sustentável do Município. Conceito de Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.

Ao longo dos últimos 20 anos, em razão da dificuldade de transformar este conceito em ações e políticas públicas e diante da reduzida interseção entre as ideias desenvolvimentistas – em que o maior valor é o crescimento econômico e de sustentabilidade --que pressupõe os limites da Biosfera para efetivar os projetos humanos passou-se a utilizar forma mais global o termo sustentabilidade, incorporando também a dimensão cultural.

Diante da evidência da fragilidade humana no quadro atual de degradação e riscos provocados por estilos de vida e de produção incompatíveis com a permanência dos recursos naturais, a sustentabilidade passou a ser o principal desafio para o desenvolvimento social. Desafio de caráter político, além de técnico, pois está na base dos processos decisórios em vários campos.

É importante destacar também que na dimensão ambiental deste conceito qualquer ação humana deve: respeitar os ciclos naturais, o tempo de recomposição dos recursos e os limites que os regem; conservar a integridade do ambiente; consumir sem ultrapassar a capacidade de renovação dos recursos e respeitar a diversidade humana que produz formas diferentes de existência.

A concepção de sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com